publicidade
19/12/2018 13:07

Brasileira conquista vaga em seletiva e disputará Europeu e Mundial pela Birel Art e Richard Mille Young Talent Academy

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer


Foto: Divulgação

Gastão Fráguas e Renato Russo com Júlia Ayoub em Lonato


A jovem Júlia Ayoub, 13 anos, fechou o ano com a melhor notícia possível para sua carreira. Indicada por Gastão Fráguas, da GP Management, para uma seletiva apenas para pilotos mulheres no Kartódromo de Lonato, na Itália, ela conquistou a vaga e disputará o Campeonato Europeu e o Campeonato Mundial da próxima temporada na categoria OK Júnior como piloto oficial da Birel Art e do Richard Mille Young Talent Academy.

A seletiva foi promovida pela Birel Art e pela Richard Mille, que bancarão todos os custos de participação de Júlia Ayoub nas duas competições. As despesas pessoais da piloto, tais como hospedagem e viagens, serão por conta da família.

Focando conquistar a vaga, Júlia Ayoub treinou durante duas semanas no Kartódromo Aldeia da Serra, sempre acompanhada por Renato Russo, o maior vencedor da história do Campeonato Brasileiro, e também por Fráguas e por Ruben Carrapatoso, ambos campeões mundiais, em 1995 e 1998, respectivamente. Foram treinos práticos em pista com um kart da categoria Júnior – Júlia corre atualmente na Júnior Menor – e também em simulador, exclusivamente no traçado de Lonato.

“Usamos seis ou sete jogos de pneus amarelos, para que a Júlia se adaptasse a esta condição, já que este seria o pneu usado em Lonato”, lembra Renato Russo. “Sem contar as duas semanas de simulador, que foram também muito importantes para que ela chegasse bem preparada”, completou.

O primeiro dia em Lonato foi para que as seis selecionadas – três na categoria OK e três na OK Júnior – conhecessem a fábrica da Birel Art e soubessem como funcionaria a seletiva. No dia seguinte, o que realmente valia, foram seis saídas para a pista, cada uma com duração de 15 minutos. A última foi com pneus zero, duas voltas de aquecimento e cinco voltas lançadas. Júlia Ayoub foi sempre a mais rápida dentre todas as concorrentes em sua classe.

“Chegamos em Lonato e logo teve aquela parte de ajustes no kart, banco, pedaleiras, etc.”, conta Russo. “Logo ela participou de um treino, com 20 voltas, o que serviu para ‘quebrar o gelo’. Depois foi só alegria”, vibra Renato Russo.

O resultado saiu no mesmo dia, anunciando que a jovem piloto paulista, por unanimidade, era uma das duas escolhidas – uma em cada categoria – para usufruir do programa da Birel Art e Richard Mille.

“Há pouco mais de um mês o pessoal ‘lá fora’ me procurou, querendo saber se eu conhecia alguma piloto aqui no Brasil que se encaixasse no perfil que eles procuravam. Lembrei da Júlia, que é uma menina que eu mesmo venho acompanhando há algum tempo e que eu entendia que poderia enfrentar bem a situação”, destacou Fráguas.

“Foi uma super recompensa para todos nós ela ter conquistado essa vaga, para mim, para o Russo, para o Carrapatoso e para todos os envolvidos. Enfim, foi um mutirão que envolveu muita gente e ela, sem nunca ter andado de kart na Europa, superou meninas que já andaram lá, então foi um feito de ‘tirar o chapéu o que ela conquistou. Temos a certeza de que ela viveu uma experiência única, que vai ajudar muito em seus próximos caminhos”, emendou.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!