publicidade
25/06/2020 13:05

Antonella Bassani é anunciada como integrante da Seletiva da FIA e Ferrari para jovens pilotas na Europa

Autor: Eversports


Foto: Divulgação

Bia Figueiredo e Antonella Bassani


A maior presença feminina no automobilismo mundo afora é cada vez mais uma realidade e o tema tem atenção especial da Federação Internacional de Automobilismo, que vem executando uma série de ações com o objetivo de maior reconhecimento e engajamento de mulheres no esporte.

Agora, em parceria com a Ferrari Driver Academy, a entidade anuncia as participantes do programa “FIA Girls on Track - Rising Stars”, que conta com a brasileira Antonella Bassani entre as 20 classificadas para a Seletiva que vai escolher um novo talento entre as jovens pilotas.

“Estou muito feliz por estar entre as selecionadas para o FIA Rising Stars! Temos cada vez mais meninas talentosas e esse apoio é super importante para que a gente possa trilhar um caminho de sucesso nas pistas. Vou me dedicar bastante e me preparar da melhor forma possível para cada um dos desafios. Com certeza, será um aprendizado e uma experiência incrível”, comentou Antonella.

Considerada uma das revelações do kartismo brasileiro, a catarinense Antonella tem um suporte de peso nesse sentido. Desde 2018, ela foi apadrinhada por Bia Figueiredo - pilota com destaque no topo do automobilismo mundial, atualmente competindo na Stock Car – e por seu manager Walter Savaglia, e conta com aconselhamento técnico e estratégico, além de outros aspectos fundamentais para sua evolução na carreira.

“Sem dúvida, essa é uma das maiores iniciativas para preparar meninas para a Fórmula 1 e fico feliz por ter contribuído para que a Antonella e mais uma brasileira tenham sido escolhidas. Sou mentora da Totti desde 2018, acompanho de perto seus passos, e sei o quanto ela merece uma oportunidade assim”, completou Bia Figueiredo.

Entre seus principais resultados na pista estão o vice-campeonato do Sul-Americano de Rotax, no Peru, e o vice-campeonato Brasileiro de Rotax, ambos em 2016. Com o 8º lugar no Rotax Max Challenge Grand Finals - considerado as Olimpíadas do Kart -, em 2017, em Portugal, Antonella garantiu a melhor colocação de uma brasileira em Campeonatos Mundiais. Além disso, destaque para o título do Open do Brasileiro em 2015 e o pódio em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Kart em 2017, quando conquistou a pole position entre 55 pilotos da Cadete, em uma das mais competitivas e numerosas edições do evento, e muitos outros títulos regionais.

A trajetória de Antonella também é marcada por uma grande superação. Em 2013, a pilota sofreu um grave acidente, em Tarumã, quando capotou e ficou presa embaixo do kart. Ela teve de fazer uma delicada cirurgia no pulmão, mas conseguiu recuperar-se completamente e voltou às pistas ainda mais forte, sendo campeã gaúcha no ano seguinte.

Com mais de 70 inscritas do mundo todo, o “FIA Girls on Track - Rising Stars” selecionou 20 meninas entre 12 e 16 anos para as próximas fases. Além de Antonella, o Brasil também conta com outra brasileira, Julia Ayoub, entre as concorrentes.

O “Shoot Out” será realizado em outubro, no circuito de Paul Ricard, na França, com dois dias de testes de kart, além de desafios físicos, mentais e de media training, da qual sairão 12 pilotas para o 1º Training Camp, com 4 dias de atividades. Na sequência, ficam apenas 8 pilotas para o 2º Training Camp, com mais 4 dias de desafios. Na fase final, as 4 melhores pilotas competem por uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari, com todo o suporte para o desenvolvimento de carreira e a provável participação em uma temporada de Fórmula 4 na Europa. O anúncio da vencedora está previsto para dezembro.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!