publicidade
03/08/2020 14:00

Gabriel Bortoleto marcou primeiros pontos em seu final de semana de estreia na F4 Italiana


Foto: Prema Power Team

Gabriel Bortoleto


O Autódromo Internacional de Misano recebeu no último fim de semana a rodada de abertura do Campeonato Italiano de Fórmula 4. A principal categoria de acesso ao automobilismo mundial tem nesta competição a sua mais difícil e representativa disputa para pilotos recém saídos do kart.

Único representante do Brasil em 2020, o paulista Gabriel Bortoleto fez a sua estreia com apenas 15 anos e disputará as provas pela equipe KTF Sports com suporte técnico nas pistas oferecido pela premiada equipe Prema Power Team.

Após vários dias de testes de pré-temporada, quando pôde conhecer o funcionamento do carro e, sobretudo, o sistema de trabalho da equipe, o piloto se mostrou preparado para iniciar o campeonato e, junto aos seus companheiros de equipe, buscar os melhores resultados em um ano completamente atípico. Em uma pista vazia, seguindo uma série de protocolos de segurança sanitária, Bortoleto recebeu a luz verde para a sua carreira nos monopostos.

Na quinta-feira à tarde e na sexta-feira pela manhã aconteceram os treinos livres, onde tudo foi checado e, sobretudo, ajustado para as sessões de tomadas de tempos que estavam por vir. Nesta competição acontecem duas sessões classificatórias. A primeira define o grid de largada da primeira corrida, sempre disputada aos sábados. Na segunda, em sua melhor volta, o piloto define a sua posição de largada para a corrida dois e a segunda melhor volta representa a posição de largada do piloto na corrida três. Gabriel, de forma bastante positiva e sobretudo em processo de aprendizado, conseguiu registrar boas marcas. Ele se garantiu na oitava posição de largada para a primeira corrida e na décima para as provas dois e três, disputadas neste domingo.

A primeira prova do fim de semana foi disputada no final da tarde de sábado no quente circuito italiano. Gabriel, procurando se manter na pista acima de tudo, fez uma boa largada e, com bastante segurança, conseguiu mostrar um bom desempenho. O piloto impôs um bom ritmo, atacou quando teve oportunidade e, ao final dos 30 minutos de corrida, recebeu a bandeirada na sétima posição.

Neste domingo o autódromo abriu seus portões para as corridas dois e três do fim de semana. Largando da quinta fila em ambas as provas, Bortoleto teve posturas diferentes nas corridas. Na primeira prova, com pneus mais novos, o jovem do carro #85 mostrou todo o seu talento e, com ultrapassagens arrojadas, ganhou algumas posições, terminando novamente em 7º. Na corrida 3, agora com pneus mais desgastados, o piloto procurou se manter nas disputas sem cometer erros. Nos momentos em que teve oportunidade conseguiu atacar e, ao final das 20 voltas, recebeu a bandeirada em 20º lugar.

“Acho que tivemos um final de semana positivo do ponto de vista de aprendizado e, principalmente, para a minha estreia depois de tantos meses sem competição. Sinceramente eu esperava conquistar resultados um pouco melhores, levando-se em conta meus resultados na pré-temporada. Vamos para a sede do time agora, analisar bem os dados e encontrar, com clareza, como podemos melhorar o nosso desempenho no carro e na minha guiada”, comentou o piloto de 15 anos.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

  • Não há comentários cadastrados até o momento!