publicidade
21/06/2021 09:46

Dudu Barrichello faz balanço positivo da primeira metade da temporada na Freca após etapa de Zandvoort

Autor: Luís Ferrari


Foto: Dutch Photo Agency

Dudu Barrichello


Neste domingo, ao receber a bandeira quadriculada da segunda corrida de Zandvoort, na Holanda, Eduardo Barrichello completou metade da temporada da Fórmula Regional Europeia by Alpine. Ao todo foram cinco etapas em pistas até então desconhecidas pelo vice-campeão da USF2000.

Para cumprir o desafio, o piloto da Toyota Gazoo Racing, XP Investimentos e ALE Combustíveis mudou-se para a Itália e trocou o automobilismo norte-americano pelas pistas europeias. Na pré-temporada realizou três sessões de testes em Ímola, Barcelona, Paul Ricard e partiu para sua primeira largada.

Em ano de adaptação, o brasileiro fez sua estreia na FRECA em Ímola na preliminar da Fórmula 1 e, com um ritmo regular, conseguiu finalizar as duas provas do fim de semana sem se envolver em acidentes. A sequência do campeonato foi em Barcelona, onde problemas técnicos prejudicaram a performance do piloto da JD Motorsport.

A terceira etapa, em Mônaco, foi o ponto alto da primeira metade do ano. Além de realizar o sonho de competir nas ruas do principado, Barrichello superou o desafio da única etapa com pré-qualificação e alinhou o carro #91 nas duas provas da FRECA.

Ainda que um problema no câmbio tenha acabado com as chances de Dudu na corrida 1, a segunda prova da programação conjunta com a Fórmula 1 mostrou que o brasileiro é capaz de ganhar posições, escapar de acidentes e ter um desempenho sólido em circunstâncias difíceis. Em uma pista sem pontos de ultrapassagem Barrichello largou em 18º e fechou a prova com o 15º posto.

Paul Ricard e Zandvoort foram pistas em que o ajuste do carro não era o ideal, mesmo assim o brasileiro enfrentou o desafio e na Holanda superou os acidentes e completou as duas baterias da programação.

Fechando o balanço do primeiro semestre, Barrichello superou o australiano Tommy Smith, seu parceiro de equipe, na maior parte das provas disputadas e em todas as etapas da FRECA Dudu classificou seu carro à frente do companheiro.

A próxima etapa da Fórmula Regiona by Alpine acontece dia 25 de julho em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

“Chegamos à metade da temporada de 2021, minha primeira aqui na Europa. Tem sido um ano muito difícil, de mais baixos do que altos. Sinto que aprendi muito até agora, mentalmente e como piloto. Acredito que depois dessa primeira metade de temporada eu já me sinto um piloto e um ser humano melhor do que quando cheguei. O aprendizado tem sido duro, o ser humano só evolui quando sofre, e isso me ensinou muito sobre o que é certo e errado. Vamos focar na segunda metade do ano para aprimorar nosso desempenho e sair de 2021 com bons resultados e com evolução constante”, disse Dudu Barrichello.

FRECA – Calendário 2021:
25/07 – Spa-Francorchamps
08/08 – Nürburgring
12/09 – Spielberg
10/10 – Mugello
31/10 – Monza

  • Não há comentários cadastrados até o momento!