publicidade
11/08/2020 08:50

Volta da Fórmula Vee à Interlagos teve domínio de João Pedro Maia e Augusto Santin como novo líder

Autor: Fernando Santos | Fórmula Vee


Foto: Fernando Santos

Dois pilotos se destacaram na volta do Campeonato Paulista de Fórmula Vee, que havia sido interrompido desde março em razão da pandemia do novo coronavírus. João Pedro Maia fez sua estreia na temporada com vitórias nas quatro provas disputadas neste fim de semana em Interlagos e o paraense Augusto Santin assumiu a liderança da competição.

Como fez no ano passado, quando conquistou o título paulista, João Pedro dominou Interlagos. Ele faturou as quatro provas válidas pela segunda e terceira etapas do campeonato e também ficou com os dois prêmios especiais: os troféus Ricardo Divila e Marcus Ramaciotti, homenagens da FVee às duas grandes personalidades do automobilismo brasileiro que faleceram em abril.

O jovem piloto de 15 anos não participou da primeira etapa do estadual, em fevereiro. Ele se preparava para disputar a Fórmula 4 na Argentina, mas a competição foi suspensa em razão da pandemia. Assim, voltou à FVee para seguir em atividade.

Principal adversário do garoto-revelação, Augusto Santin manteve sua regularidade. Com dois segundos lugares na classificação geral, ele assumiu a liderança do Paulista.  O paraense chegou a 90 pontos, seguido por Gerson Zarpelão Júnior, com 86. João Pedro Maia é o terceiro, com 80.

Santin lidera também na FVee Master, para pilotos acima de 40 anos. Neste fim de semana ele venceu três das quatro provas disputadas. No total, ele já soma cinco vitórias na Master neste ano e disparou na frente, com 112 pontos. Saulo Soares é segundo, com 94, e André Suenaga o terceiro, com 72.

Na FVee Júnior, para jovens de 15 a 19 anos, João Pedro Maia também lidera, com 80 pontos, seguido por Bruno Barbieri, com 36, e Wallace Martins e Elisio Neto, ambos com 20.

As etapas em Interlagos marcaram ainda a estreia de sete novos pilotos na competição, dentre eles o francês Laurent Guerinaud. Radicado no Brasil desde 2014, ele foi piloto oficial da equipe Peugeot em provas de Turismo, na França. Guerinaud garantiu um segundo lugar na classificação geral e três segundos lugares na Master.

Outro novato em Interlagos foi o piloto carioca Daniel Rienda. Torcedor do Vasco da Gama, ele correu com o apoio do clube, o segundo time de futebol a participar da FVee, já que o paraense Augusto Santin corre com o apoio do Clube do Remo.

Daniel Rienda tem como seu maior ídolo no automobilismo o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, que também é vascaíno e iniciou a sua carreira na Super V, uma evolução da FVee, nos anos 1970.

As provas em Interlagos foram retomadas com rígido controle de segurança e todos os pilotos e equipe técnica passaram por testes de Covid-19. Foi obrigatório o uso de máscara na área dos boxes e não foi permitida presença de público. No pódio, os troféus foram entregues individualmente, para evitar aglomeração. A FVee ainda adotou uma medida extra, com a aquisição de uma máquina de higienização de capacetes.

A próxima etapa do Campeonato Paulista de FVee será entre os dias 11 a 13 de setembro, novamente em Interlagos. Ao todo, a competição prevê a realização de 10 etapas, que devem ser disputadas até o final do ano. A FVee também dará início à tradicional Copa ECPA, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). As datas deverão ser anunciadas em breve.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!