publicidade
08/07/2019 10:36

Gianluca Petecof conquistou quarta vitória no ano e manteve liderança no Italiano de Fórmula 4

Autor: Luis Ferrari


Foto: Prema Powerteam

Gianluca Petecof


O brasileiro Gianluca Petecof conquistou neste domingo (7), em Hungaroring (Hungria), a quarta vitória em oito corridas no Italiano de Fórmula 4 e manteve a liderança da tabela. Com top 5 em todas as provas do ano no grid mais cheio de F4 no mundo (35 pilotos), o competidor da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari tem 43 pontos de vantagem sobre o mais direto oponente, Dennis Hauger.

Essa diferença ainda pode aumentar, pois existe um protesto de outra equipe contra o piloto norueguês devido a uma suposta irregularidade nos procedimentos de largada da segunda prova da rodada tripla.

Na primeira corrida, disputada no sábado, Gianluca largou na segunda colocação e a manteve durante toda a prova. Depois de duas intervenções do safety car, o brasileiro tentou atacar o líder Dennis Hauger, mas ficou mesmo em segundo.

A segunda prova, realizada já neste domingo, foi tumultuada: um acidente causou danos no guard rail, e a bandeira vermelha foi agitada. Após a relargada, com pneus mais usados do que os dos rivais, Petecof fez uma corrida estratégica e terminou em quarto.

A terceira corrida começou difícil para Gianluca, que ficou parado no grid e largou com atraso. O brasileiro passou em 22º no fim da primeira volta, mas um acidente na segunda passagem causou a bandeira vermelha e anulou a primeira largada.

Com isso, as posições originais de largada foram restabelecidas, e Petecof voltou para a primeira fila. Com o seu jogo de pneus novos guardado para a terceira corrida, Gianluca fez uma partida perfeita no reinício e tomou a ponta logo nos primeiros metros.

Petecof e Hauger dispararam na frente em relação aos adversários, e o brasileiro soube neutralizar os ataques do rival, cujo carro se mostrou superior ao longo do fim de semana. A oito minutos do fim, o safety car entrou na pista após uma colisão, e a bandeira verde foi agitada faltando quatro minutos.

O brasileiro seguiu na liderança e na última volta teve de se defender de um ataque feroz de Hauger quando começou a chover. Porém, o brasileiro conseguiu manter a ponta e chegou à quarta vitória no campeonato.

Gianluca volta à pista pelo Italiano de F4 já no próximo fim de semana, no circuito de Spielberg, na Áustria.

Foi um fim de semana cheio de emoções, com altos e baixos, mas que terminou da melhor maneira possível. Depois de um bom quali, tive um pódio na corrida 1 com um segundo lugar e bons pontos. Depois, na corrida 2, largando de sexto, pude me recuperar um pouco e chegar em quarto. Na última corrida, jogamos um pouco com a estratégia de pneu e a aproveitamos ao máximo para trazer essa vitória. Na última volta começou a chover, o que dificultou a disputa, mas deu tudo certo e trouxemos a vitória para casa. Na semana que vem, a próxima etapa será em Spielberg, onde já tivemos uma vitória no Alemão, e vamos procurar usar isso a nosso favor e tentar somar o maior número possível de pontos”, disse Gianluca Petecof.

Classificação do campeonato:
1º) G.Petecof - 155 pontos
2º) D.Hauger – 112
3º) J.Dürksen – 68
4º) M.Belov – 65
5º) I.Cohen – 55
6º) P.Aron – 52
7º) O.Ramsussen – 52
8º) W.Alatalo – 44
9º) N.Krütten – 42
10º) R.Stanek - 38

  • Não há comentários cadastrados até o momento!