publicidade
27/06/2016 15:05

Sérgio Sette Câmara testará carro de Fórmula 1 da Toro Rosso. Notícia veio depois de mais um pódio na F3 Europeia

Autor: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Divulgação

Sérgio Sette Câmara


Foi anunciada na manhã desta segunda-feira (27) uma notícia que qualquer piloto gostaria de receber. A Scuderia Toro Rosso, de Fórmula 1, convidou o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (Red Bull | Petrobras | Cemig | Mercantil do Brasil) para realizar o seu primeiro teste oficial a bordo de um carro atual de F1.

Serginho, como se tornou conhecido nas pistas de todo o mundo, foi contratado no último mês de dezembro para fazer parte do programa de desenvolvimento de pilotos da equipe Red Bull. Com um estilo de pilotagem técnico e agressivo, o piloto compete regularmente em sua segunda temporada no Campeonato Europeu de F3. Em 2016 ele já foi ao pódio de Pau, na França; bateu o recorde do circuito de Red Bull Ring, na Áustria e, neste domingo (26), voltou ao pódio do campeonato com a terceira posição em Norisring, na Alemanha.

Amparado pelo programa que mais pilotos levou à categoria top do automobilismo nos últimos anos, Sette Câmara vem desenvolvendo um extenso trabalho junto ao seu principal patrocinador. Fazem parte de suas atividades sessões regulares nos simuladores da equipe, além de ter participado, no último mês de maio, de uma apresentação na Espanha com o carro RB8, com o qual Sebastian Vettel conquistou o seu tetracampeonato de F1.

Com uma postura muita tranquila e extremamente profissional, o piloto tem chamado a atenção de todos e, desta maneira, surgiu o convite para participar de um dia de treinos oficiais, junto aos demais pilotos da temporada da F1.

COMO SERÁ O TREINO
Sette Câmara irá realizar o seu primeiro treino de F1 no modelo STR11, da Scuderia Toro Rosso. A atividade será realizada na quarta-feira, dia 13 de julho, no tradicional autódromo de Silverstone, na Inglaterra. Este mesmo carro será guiado no dia anterior (12) por seu piloto titular da temporada, o espanhol Carlos Sainz Junior.

"Estou muito feliz e excitado por testar um carro de F1 com a Toro Rosso", comentou o piloto em sua visita à fábrica da equipe nesta segunda-feira, em Faenza, na Itália. "Esta será uma excelente oportunidade, pela qual eu trabalhei e me preparei muito para que chegasse. Eu quero agradecer a todos que tornaram isso possível, principalmente, à Red Bull. Este será o meu primeiro teste oficial de F1 e tenham certeza que eu vou fazer o meu melhor trabalho e, logicamente, me divertir. Afinal de contas, uma oportunidade dessas não acontece todo dia! Silverstone é uma pista fantástica, onde já tive a oportunidade de pilotar outras vezes. Isto certamente irá me ajudar a focar toda a minha atenção no ajuste do carro e todas as novas informações que eu receber sem me preocupar em decorar o traçado. Sinceramente eu não posso esperar para entrar na pista. Este será um momento em que eu jamais vou esquecer", comentou o piloto de 18 anos.

Franz Tost, chefe da equipe Toro Rosso, comentou o convite. "Oferecer oportunidades para pilotos do Red Bull Junior Team sentirem o real gosto do Fórmula 1 é algo que já estamos acostumados. Pessoalmente eu acho isso fascinante. Não apenas por ver como estes jovens se adaptam rápido à detalhes como maior potência, downforce ou o freio de um carro de F1, mas, também, a como eles reagem à pressão de um dia com todos os holofotes do mundo da F1. Isso proporciona neles um real sentimento de como as coisas podem progredir no futuro. Deste modo, eu tenho grande prazer em receber o Sérgio em nosso time e espero que este dia de testes possa ser mutuamente proveitoso".

No domingo, um dia antes de Sette Câmara receber a notícia, foi encerrada a quinta rodada tripla do Campeonato Europeu de Fórmula 3. A competição, uma das principais categorias de acesso à F1, teve suas disputas no circuito de rua de Norisring, em Nuremberg, na Alemanha. Integrante do Red Bull Junior Team o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (Red Bull | Petrobras | Cemig | Mercantil do Brasil) conseguiu uma destacada atuação e encerrou a rodada com um lugar no pódio da corrida 3.

As atividades em Norisring tiveram início ainda na sexta-feira, com duas sessões de treinos livres. Consciente do trabalho a ser feito, o piloto de Belo Horizonte e a equipe Motopark Academy focaram o desenvolvimento do equipamento e o aprimoramento da pilotagem nas duas sessões de 40 minutos cada. Sem o compromisso de ser o mais veloz, cada detalhe foi ajustado e, com isso, os pilotos seguiram para a tomada de tempos.

Muito concentrado e com o carro bastante veloz, Serginho conseguiu colocar em prática o trabalho realizado nos treinos e, com isso, imprimiu voltas bastante velozes que lhe renderam um sétimo, um terceiro e um quinto lugar para, respectivamente, as corridas da 13ª, 14ª e 15ª etapas.

As duas primeiras provas foram disputadas no sábado. Na primeira corrida, após fantástica largada, Sette Câmara superou quatro concorrentes na primeira volta e não demorou muito para chegar ao segundo lugar. Com um carro muito rápido ele seguia no encalço do líder, porém, muito pressionado pelo terceiro colocado. Na metade da prova seu concorrente o superou e, em um "Xis", Serginho retomou o seu lugar. Na volta seguinte, no mesmo ponto, o concorrente passou novamente o brasileiro. Porém, um leve toque da asa do adversário em seu pneu dianteiro foi suficiente para furar este pneu e, na curva seguinte, o carro de Serginho passou reto, chocando-se contra outro concorrente, obrigando-o a abandonar a corrida.

Na segunda prova, ainda no sábado, Sette Câmara estava novamente muito bem. O piloto superou alguns adversários e vinha na terceira posição quando então foi atingido em cheio por seu companheiro de equipe no Red Bull Junior Team e acabou batendo na mureta de proteção da pista. O adversário de Serginho foi punido pela organização com a perda de cinco posições para a largada da corrida do domingo.

PÓDIO VEIO EM CORRIDA COMPLICADA - A terceira e última prova do fim de semana foi bastante tumultuada. O seu início já foi atípico porque um problema no sinal eletrônico fez com que a prova fosse iniciada com carro de segurança. Sette Câmara, em boa largada, vindo da quinta posição, conseguiu superar um adversário pulando na curva um para o quarto lugar. Duas voltas se passaram e uma batida ocasionou nova entrada do safety-car.

Na relargada Sette Câmara novamente repetiu a primeira manobra e ganhou mais um posto, chegando assim ao terceiro lugar. Quatro voltas válidas foram realizadas quando novo acidente fechou a pista e a prova teve de ser interrompida com bandeira vermelha. Mais de dez minutos se passaram e, quando a corrida foi reiniciada, Sette Câmara conseguiu se manter bem atrás dos dois primeiros e seguiu, sem ser ameaçado, até a bandeirada final.

"Tivemos um fim de semana bastante interessante aqui em Nuremberg. Nosso time achou um acerto muito bom e todos os carros estiveram sempre entre os primeiros. Eu consegui me destacar, fiz boas atuações nas duas tomadas de tempo, mas, infelizmente, acabei sendo atingido nas duas corridas de sábado. Hoje, entretanto, fiz uma ótima corrida e, mesmo tendo acontecido apenas 10 voltas válidas, consegui ganhar posições e concretizar mais um pódio na temporada. Com isso, subi uma posição no campeonato e agora estou em sétimo, com 89 pontos", comentou o piloto de 18 anos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!