publicidade
26/10/2020 10:07

Roberto Faria conquistou top 10 nas três provas da etapa de Donington na Fórmula 3 Britânica

Autor: Danielle Lima


Foto: Jakob Ebrey

Roberto Faria


“Me sinto em casa em Donington”. É assim que Roberto Faria se define em uma das pistas mais tradicionais do circuito britânico. O primeiro pódio na F4 Britânica (P3) foi neste circuito, na primeira etapa da temporada 2020. E na Fórmula 3, neste fim de semana, o jovem piloto da Fortec Motorsports chegou em 5º, 8º e 9º.

“Eu sempre gostei desta pista. Me sinto muito bem. Neste ano, consegui construir um bom repertório aqui. Em março, fiz o melhor tempo no media day da F4 Britânica. Em agosto, cheguei em P3 também pela F4. E agora fiquei no Top 10 na F3”, conta Faria.

No sábado (24), Roberto fez o quinto melhor tempo no qualifying. A primeira corrida em Donington seria no mesmo dia, mas, devido a fortes chuvas, foi transferida para o domingo (25). Na primeira prova da etapa de Donington National, o piloto carioca largou de P5, chegou a perder uma posição, mas logo no início da segunda metade da prova recuperou a posição do grid.

Já na segunda, Roberto largou de P4 e chegou em P8. Sem dúvidas, a terceira e última prova foi a mais disputada do fim de semana. Largando de P8, Roberto cruzou a linha de chegada em P4, mas devido a uma punição por track limit ficou em P9.

“Estou muito satisfeito com o resultado deste fim de semana. Disputei de igual para igual com os pilotos que estão brigando pelo título do campeonato. Há um mês, estava 3s atrás dos primeiros colocados; agora já estou virando no mesmo décimo ou então mais rápido”, avalia Roberto.

O piloto conta também que a adaptação ao carro em diferentes circunstâncias é um fator determinante para que ele chegue em condições melhores para disputar a temporada 2021. “Estou aprendendo o máximo que eu posso neste ano. Por exemplo, neste domingo, fiz ultrapassagens em pontos diferentes que não ousei fazer há um mês. E por estar mais à vontade com o carro, a confiança está lá no alto também. Mesmo em pistas de alta como esta, entro tranquilo na curva mais lenta mesmo em terceira marcha a 120 km/h”, afirma o piloto.

A última etapa da Fórmula 3 Britânica será em Silverstone, a pista da F1 na Inglaterra, nos dias 7 e 8 de novembro.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!