publicidade
28/07/2020 18:55

Fábrica australiana lança equipamento para o kartismo que recria o polêmico DAS das Mercedes na Fórmula 1


Foto: DK Aus

Novidade técnica criada pela Mercedes-AMG que gerou grande polêmica na Fórmula 1 – já proibida pela FIA para a próxima temporada –, o Dual Axis Steering (DAS) diminui a convergência das rodas nas retas e torna uniforme o contato dos pneus com o solo. Assim, o carro ganha velocidade.

E esta novidade parece estar chegando ao nosso segmento, já que uma empresa australiana criou algo semelhante para o kart, o Dynamic Kart Steering, que promete proporcionar o mesmo efeito encontrado pelo DAS sem que sejam necessárias grandes mudanças nos chassis.

Em poucas palavras, o Dynamic Kart Steering – ou DKS – é colocado na coluna de direção do kart e permite que, empurrando o volante para a frente, a convergência fique neutra e o kart ganhe velocidade nas retas. Este é o princípio utilizado nas Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas na Fórmula 1. E, puxando o volante de volta, as rodas dianteiras retomam sua posição original, facilitando a condução nas curvas.

O Dynamic Kart Steering, de acordo com informações da fábrica, é compatível com 95% dos chassis, sendo que para a Parolin foi desenvolvido outro sistema de fixação. O equipamento custa 485 dólares australianos – em reais 1.823,00.

Tudo isso, porém, fica um pouco “travado”, já que a CIK/FIA ou FIA Karting terá que necessariamente se posicionar, autorizando e homologando ou não o uso do equipamento, já que atualmente não há nada que permita a alteração da convergência com o kart em movimento.

Fonte: Portal Kart Motor | Erno Drehmer - com informações de Racemotor

  • Não há comentários cadastrados até o momento!