publicidade
07/06/2019 14:45

Chassis fabricados pelo OTK Kart Group tiveram grande destaque no Campeonato Sul-Americano

Autor: Planet Kart Marketing Esportivo


Foto: Jackson de Souza

Matheus Barella


Marcado pelo tempo chuvoso, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, o Kartódromo Velopark foi palco do Campeonato Sul-Americano, certame que reuniu 119 kartistas de oito países do cone sul do continente americano. A fase decisiva deu-se no sábado (1º), já com melhora das condições climáticas, que emolduraram as corridas Pré-Final e Final das quatro categorias em disputa, a Cadete, Codasur Junior, Sênior e a classe principal, a Codasur. E em todas as classes os produtos italianos do OTK Group foram destaque, tanto pelo bom desempenho, quanto pela quantidade na pista.

A corrida Final da categoria Codasur foi eletrizante, tendo como um dos protagonistas o tricampeão sul-americano André Nicastro, que esbanjou arrojo e técnica em seu Tony Kart na disputa pela vitória e o consequente título de campeão. Foram 18 voltas em fortíssimo ritmo e no limite máximo dos equipamentos e da pista gaúcha, com os dois líderes revezando a dianteira da corrida por mais de cinco oportunidades. Na bandeira quadriculada, Nicastro divisou a linha final na segunda colocação, para conquistar o título de vice-campeão sul-americano a ínfimos 0.065s do vencedor. Também foi de André Nicastro a volta mais rápida da corrida, com a marca de 58.089 registrada na 12ª volta.

O brasileiro Enrico De Lucca chegou logo em seguida com seu Tony Kart, para garantir a terceira colocação final e uma “vaga” na boleia da caminhonete que levou o trio de vencedores para a saudação do público presente. O argentino Jorge Barrio (Exprit Kart) completou, na sequência, sua participação, conquistando a P4 da Codasur e garantindo para o Grupo OTK a maioria do pódio da categoria rainha do kartismo sul-americano, com três pilotos laureados entre os cinco melhores da Codasur. Para ser mais exato, 62% do pódio fez sua conquista com um kart do OTK Kart Goup.

Mais ainda, dentre o “top ten' da Codasur chegaram o Exprit Kart do argentino Isidoro Vezzaro e o Tony Kart do brasileiro Gabriel Paturle, para registrar cinco bólidos OTK entre os dez primeiros, 50% dos melhores karts da América do Sul.

Já na categoria Codasur Júnior os argentinos Lucas Bohdanowicz (Kosmic Kart) e Felipe Bernasconi (Kosmic Kart) tiveram grande participação, com Bohdanowicz completando a prova Final na terceira colocação, após grande batalha pela P2. Bernasconi chegou em seguida, garantindo a quarta colocação final e um dos degraus do pódio.

Por seu turno, na categoria Cadete os chassis Tony Kart e Kosmic da OTK eram maioria dentre os utilizados pelos kartistas argentinos, terminando com três micromonopostos entre os dez primeiros. Santino Panetta foi o P6 com seu Kosmic, Ayrton Perez o sétimo colocado final com seu Tony Kart, mesmo chassi do argentino Lohrmann Bautista, que completou no oitavo posto.

Finalmente, na classe Sênior Matheus Barella, Gustavo Todescat e o argentino Cristian Saa foram combativos com seus bólidos “made in Italy”. O Tony Kart de Barella ficou com a quarta colocação final do certame sul-americano, o argentino Cristian Saa completou na P7 com seu Tony Kart, logo adiante do Tony Kart de Gustavo Todescat.

Saiba mais sobre o OTK Kart Group – Sediada em Prevalle, na Lombardia (província da Brescia), o OTK Kart Group é o maior fabricante mundial de karts, motores e componentes para kart. A excelência na qualidade de seus produtos aliado ao altíssimo desempenho contumaz dos chassis e propulsores de Prevalle tem reconhecimento mundial e conquistou profundo respeito por parte de seus concorrentes.

A Tony Kart é a principal marca do OTK Kart Group. A marca nasceu nos anos 60 e desenvolveu-se de acordo com a disciplina de competição de kart, primeiro dentro da Itália e depois em todo o mundo. O maior avanço da Tony Kart veio nos anos 80, quando, com sua propriedade adquirida pelo Grupo OTK, foi feita a transição do que era uma pequena empresa de artesanato para uma verdadeira empresa de fabricação construída especificamente para o mundo do kart. Isto foi visualmente simbolizado pela introdução da cor verde nos chassis, cor que ainda hoje caracteriza a marca Tony Kart.

Qualidade e desempenho são, de fato, parceiros em todos os produtos da Tony Kart, que já renderam dezenas de títulos mundiais de kart e centenas de títulos internacionais, que forjaram a carreira de pilotos de renome mundial, como Jan Magnussen (campeão em 1987 e 1989), Jarno Trulli (1993,1994, 1995) e Sebastian Vettel (Campeão ICA-Junior de 2001).

Além dos pilotos que chegaram na Fórmula 1 alicerçando parte de suas carreiras nos Tony Kart, os mais renomados kartistas profissionais conquistaram seu espaço em um Tony Kart, como é o caso do italiano Alessandro Manetti e seus compatriotas Davide Forè e Marco Ardigò, que arrebataram individualmente dezenas títulos ao longo de suas carreiras. Também kartistas brasileiros integram a história de conquistas da Tony Kart. A bordo de um Tony Kart Gastão Fráguas foi campeão mundial de kart de 1995 na Fórmula A e Ruben Carrapatoso foi também campeão mundial da Fórmula A em 1998. Sergio Jimenez foi Campeão Norte-Americano de Formula A, em 1999, com Lucas Di Grassi faturando o título de Campeão Pan-americano no ano 2000.

Os chassis Kosmic Kart foram lançados em 1996 e chamando logo a atenção pelo contraste de suas cores, azul e fúcsia. Seu DNA é, também, de vencedor e dentre os inúmeros títulos conquistados, destacando-se os títulos de Campeão Mundial CIK-FIA de 2015 – então ainda disputado em categoria única -, com o polonês Karol Basz e na categoria Junior (OKJ) de 2016, com o francês Victor Bernier. Em 2018 o checo Patrik Hajek, Campeão Mundial de Kart CIK-FIA na categoria rainha da classe shifter, a KZ, estava no habitáculo de um Kosmic, como também estava novamente o francês Victor Bernier, Campeão Mundial da OK-Junior.

Caçulinha na linha de “telaios” OTK, o Exprit Kart já tem em seu currículo o título de Campeão Mundial CIK-FIA de 2017 na categoria OKJ, com o piloto britânico Patterson Dexter, bem como o de Campeão Europeu CIK-FIA do mesmo ano, com seu compatriota Edgar Johnny, também na OKJ.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!