publicidade
20/11/2011 09:45

Sábado em Las Vegas teve brasileiros garantidos nas finais e outros se despedindo

Autor: Portal Kart Motor - Erno Drehmer | Com informações de Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Disputas tem como pano de fundo o Rio All Suites Hotel e Casino


O quarto dia do Skusa teve uma programação extensa e cansativa em Las Vegas. Pontualmente as 21:35 a última bandeirada do dia foi dada, encerrando a prova de repescagem da categoria Tag Sênior. Em um dia completamente dedicado às corridas classificatórias e repescagens, alguns pilotos brasileiros conseguiram se destacar e até mesmo ganharam corridas. Outros, por sua vez, foram obrigados a se despedir da competição mais cedo, por não terem conseguido se classificar para a corrida final.

Com tempo bom e sol durante as poucas horas do dia em Las Vegas, o clima deste sábado mudou bastante em relação aos dias anteriores. A temperatura baixou e, na parte diurna da programação, os termômetros marcavam cerca de 12 graus. Ao chegar a noite, porém, a temperatura caiu para a casa dos seis graus e, a sensação térmica, bem menor em virtude do forte e constante vento, quase levantava as centenas de barracas da área dos boxes.

As disputas, por sua vez, foram extremamente quentes e eletrizantes. Todas as categorias finalizaram as suas corridas classificatórias sendo que, para os brasileiros, as classes Tag Cadete, Tag Júnior e Tag Sênior também disputaram as suas provas de repescagem, definindo assim os competidores que deixariam a competição neste sábado.

Dando início a programação oficial, como em todos os dias anteriores, a Tag Júnior teve as corridas dos grupos AxC, BxD, AxD e BxC. Em todas elas os pilotos brasileiros estiveram entre os mais rápidos, com destaque para a catarinense Bruna Tomaselli e para o carioca Thiago Vivacqua, que venceu a classificatória AxD. Após a soma dos pontos perdidos nas provas foi montada a tabela final e determinado o grid da final e os pilotos que iriam para a repescagem. Bruna foi a melhor entre todos os brasileiros e segue como forte candidata ao título. Eae se classificou na terceira posição. O segundo melhor brasileiro é o atual campeão do SKUSA, o tocantinense João Vieira, com o sexto lugar.

O único representante do Brasil a ter ido para a repescagem desta classe foi Gustavo Bandeira (DF). Mesmo tendo andado muito rápido nas classificatórias, o piloto acabou tendo problemas com batidas e quebra do kart e, por fim, acabou ficando apenas com o 60º lugar na classificação. Na corrida da repescagem, porém, ele esteve muito veloz, fez várias ultrapassagens e pela posição de pista até mesmo conseguiria a classificação. Mas, acabou sendo penalizado por uma irregularidade na curva de escapamento de seu kart e, com isso, foi o primeiro “brazuca” a deixar o SKUSA.

Outra classe que também foi obrigada a ter corridas classificatórias e posterior repescagem foi a Tag Cadete. Diferente do que aconteceu na Júnior, nesta categoria os brasileiros enfrentaram muitos problemas, principalmente em relação aos motores e, assim, vários deles acabaram indo para a repescagem. Dos brasileiros quem se deu melhor foram Juan Crespi (SP), Pedro Cardoso (DF) e Pedro Fonseca (RN), que conseguiram se classificar. Os demais representantes verde-amarelo não conseguiram ajustar os karts, motores e até mesmo suas formas de pilotagem no difícil traçado norte-americano. Assim, lhes restou a chance da repescagem, mas que não foi suficiente para trazer à corrida final os outros cinco brasileiros desta classe. Na repescagem o melhor deles foi o goiano João Pedro Custódio, que ficou apenas com a 24ª posição.

Geovane Gonçalves, seu pai, achou proveitosa a experiência. “Apesar de não termos conseguido a classificação, acho que a prova foi muito proveitosa para o João Pedro. Ele vivenciou pela primeira vez uma corrida fora do país e enfrentou todos os problemas que isso poderia acarretar. Desde o idioma até a própria condição de uma pista provisória tudo foi muito importante em sua formação como piloto”.

Outro pai que vivenciou situação parecida foi Tobias Leist. Pais dos pilotos Arthur e Matheus Leist, o gaúcho comentou a prova. “A competição é muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. Esta classe Tag Cadete é o que podemos comparar no Brasil com a Super Cadete, categoria em que o Arthur fez apenas duas provas antes de vir para cá. A experiência foi muito válida, mas acredito que em uma próxima oportunidade poderemos ter uma condição mais competitiva. No caso do Matheus, apesar de termos andado bem no decorrer dos treinos, não tivemos muita sorte nas baterias classificatórias. De todo modo, estamos animados para a final e, com certeza, ele tem condições de brigar, pelo menos, por um lugar no pódio”, finalizou o gaúcho.

Na KF2, classe que segue a regulamentação internacional da CIK/FIA, os dois brasileiros do grid tiveram situações distintas. Antônio Furlan Neto não conseguiu um resultado expressivo nas classificatórias e após problemas no kart e de batidas terá de largar da 24ª posição na final. Mitsui Duzanowski, por sua vez, conseguiu destaque melhor e largará na quarta fila, com o oitavo lugar.

A outra categoria do SKUSA que segue a regulamentação da CIK/FIA é a KZ2, para os pilotos graduados dos karts com marcha. Nesta classe, porém, parece que os brasileiros não se acostumaram com o equipamento e, mesmo não tendo repescagem, os “brazucas” estão bem atrás. André Souza será o melhor classificado na final, largando da 26ª posição. Todos os outros acabaram sofrendo problemas de várias origens o que, de certa forma, já deixa quase que excluída a chance de lutar pelo título.

Das categorias que participaram das disputas no segundo turno apenas a Tag Sênior teve número de pilotos que lhe obrigou a realizar uma prova de repescagem. Infelizmente alguns brasileiros acabaram indo para esta prova e não se classificaramo para a disputa, à exceção de Bruno Ferreira, que venceu e, portanto, participará da final deste domingo. Por outro lado, merecem destaque as atuações de André Nicastro (RJ) e Felipe Fraga (TO), que estão literalmente dominando a categoria e surgem como os principais candidatos ao título. Outro brasileiro, Marcos Vieira (TO), aparece em um momento ascendente no campeonato e pode surpreender, entrando também na luta pelo título. Gabriel Chini, Arthur Ortolani, Humberto Silva Jr. e Guilherme Salas foram eliminados na repescagem.

Na Tag Master o também campeão Leonardo Nienkotter (SC) surge como uma forte esperança brasileira de luta pelo bicampeonato. Fernando Guzzi (SP) e Alessandro Xavier (PR) são outros pilotos do país que se destacaram nas corridas classificatórias e podem ser boas surpresas. Outros nomes como o de José França, Márcio Quixadá, Roberto Azana e Jorge Borelli sofreram com alguns toques e problemas nos equipamentos o que, de certa forma, os impediu de brigar pelos primeiros lugares.

Finalizando as categorias com os pilotos brasileiros, a G1, que teve vitória do brasileiro Guilherme Jacob na primeira classificatória de sexta, pode reservar boas esperanças para os brasileiros. Nomes como o de Fernando Penna, Emílio Padron, Antônio Canedo, Eduardo Martins aparecem como prováveis candidatos na luta pelo título que será disputado hoje (domingo, 20).

A programação do último e decisivo dia do XV SKUSA é diferente e especial. Nomeado por “Super Sunday” o dia é dedicado à solenidade oficial e, em seguida, todas as provas finais. As corridas tem a sua primeira largada prevista para as 10:50 da manhã (16:50 - hora de Brasília) e o pódio as 16:30 para todas as categorias.

Confira abaixo as posições de largada para as corridas finais deste domingo:
Tag Júnior - Classificação para a Final
3) 197 Bruna Tomaselli
6) 119 João Vieira
12) 6 Mauro Auricchio
19) 64 Yurik de Carvalho
22) 21 Thiago Vivacqua
23) 177 Sergio Sette Câmara
30) 75 Felipe Gildin
DNF) 23 Gustavo Lopes Bandeira (Desclassificado na repescagem)

KF2 - Classificação para a final
8) 31 Mitsui Duzanowski
24) 15 Antônio Furlan

Tag Cadete - Classificação para a final
11) 17 Juan Crespi
13) 43 Pedro Cardoso
21) 53 Pedro Fonseca
DNF) 100 João Pedro Custódio (Desclassificado na repescagem)
DNF) 55 Luiz Branquinho (Desclassificado na repescagem)
DNF) 81 Arthur Leist (Desclassificado na repescagem)
DNF) 10 Gianluca Petecof (Desclassificado na repescagem)
DNF) 01 Gregory Diegues (Desclassificado na repescagem)

KZ2 - Classificação para a final
26) 11 Andre Sousa
34) 23 Victor Carbone
35) 107f Roberto Lorena
36) 2 Raphael Matos
38) 77 Bruno Melo

Tag Sênior - Classificação para a final
3) 92 André Nicastro
5) 88 Felipe Fraga
15) 123 Marcos Vieira
28) 141 Matheus Porto
31) 09 Francesco Ventre
40) 18 Bruno Ferreira
DNF) 9 Humberto Silva Jr. (Desclassificado na repescagem)
DNF) 17 Guilherme Salas (Desclassificado na repescagem)
DNF) 12 Gabriel Chini (Desclassificado na repescagem)
DNF) 27 Arthur Ortolani (Desclassificado na repescagem)

G1 - Classificação para a final
2) 27 Fernando Penna
4) 2 Eduardo Martins
5) 09 Antônio Canedo
6) 8 Guilherme Jacob
7) 81 Luís Sousa
8) 7 Emilio Padron
17) 57a Jorge Borelli
22) 47 Pedro Serrano

Tag Master - Classificação para a final
3) 121 Leonardo Nienkotter
14) 11 Fernando Guzzi
15) 5 Alessandro Xavier
20) 97 José França
23) 200 Roberto Pasqualini
27) 22 Marcio Quixada
33) 57a Jorge Borelli

publicidade
  • 20/11/2011 19:42 Luiz Caipira

    parabens para tomaseli ,e joão veira ,fizeram bonito ,já nas categorias abaixo o esperado só foram passear ,ainda não estão preparados para tal evento internacional ,os pais frustados que enpurram os filhos para tal ,muito obrigado parabens para os tais que falem como eu ..............11.54774705 luiz caipira.

  • 21/11/2011 08:22 Celia

    Parabéns a catarinense e Caibiense Bruna!