publicidade
11/08/2017 08:27

Leist, Goulart e irmãos Coletta são alguns dos favoritos no shootout do Mazda Road to Indy. Pilotos falam de suas expectativas

Autor: FG Com


Foto: Fabio Oliveira

A disputa da segunda edição do Mazda Road to Indy no Brasil está chegando e isso aumenta o clima e a expectativa dos pilotos da categoria Graduados, que estarão na briga no dia 26, durante a sexta etapa da Copa São Paulo Light, em Aldeia da Serra.

O vencedor (com idade entre 15 e 24 anos) levará a vaga para participar do shootout em dezembro, em Laguna Seca, nos Estados Unidos, quando concorrerá ao prêmio de 200 mil dólares, equivalente a uma temporada na USF2000, o primeiro passo do bem sucedido projeto do Mazda Road to Indy.

Vencedor da etapa brasileira no ano passado, Marcel Coletta quer tentar repetir a experiência. Em dezembro de 2016, ele participou do shootout ao lado de outros 17 competidores do mundo todo e acredita que isso pode ajuda-lo caso vença novamente.

“Já estou correndo a temporada regular do Light e estou indo bem nas etapas. Então acho que tenho boas chances de conseguir a vaga novamente. Se eu ganhar, já tenho uma pequena vantagem de conhecer um pouco o sistema, de saber como funciona o shootout, então estou bem ansioso para essa disputa”, declarou o paulista, que está na vice-liderança do Light.

Mas, para isso, Marcel terá de “derrotar” o irmão Murilo, atual líder do Light e que foi seu principal rival no Mazda Road to Indy Brasil do ano passado. “Eu gostaria muito de participar do shootout, porque é uma boa oportunidade de conhecer os Estados Unidos e as fórmulas de base, que parecem muito legais. Esse caminho do Road to Indy eu vejo como uma boa oportunidade para os pilotos atualmente. A Fórmula 1 é muito mais complicada, tem questões política e financeira envolvidas e, nos Estados Unidos, há mais oportunidades, mesmo sem ter todo o aporte financeiro. Quem for terá uma grande experiência, além da chance de chegar na Indy”, destacou Murilo.

Outro competidor que chega embalado na disputa é o gaúcho Pedro Goulart. No mês passado, o piloto conquistou o título brasileiro na Graduados. “Quero conseguir a vaga para ter a experiência de guiar um USF2000, que é um carro totalmente diferente do Fórmula 3 que eu estou correndo atualmente. Vejo também como uma porta de entrada para, quem sabe, correr ano que vem lá nos Estados Unidos. O automobilismo norte-americano vem crescendo muito de uns tempos para cá, todas as categorias têm os grids cheios. Então, isso dá muito mais emoção para quem está pilotando e quem está assistindo”, afirmou.

Quarto colocado na temporada do Light, Arthur Leist também estará na disputa almejando a vaga. Irmão de Matheus Leist, que vem fazendo sucesso na Indy Lighs, o piloto já conhece bem o caminho do Road to Indy.

“Vou correr por conta da vaga e se eu ganhar será muito interessante por ter a oportunidade de disputar esse prêmio lá fora, com a chance de ter tudo pago para correr na USF2000. Vejo a categoria como um primeiro passo muito bom e o Road to Indy tem essa vantagem porque uma categoria pode levar à outra, sem ser necessário muito dinheiro. É um caminho muito bom”, finalizou o gaúcho.

O Mazda Road to Indy é um dos projetos mais bem-sucedidos para a formação de pilotos no mundo. A Mazda passou a dar seu nome ao projeto em 2010 e, desde o seu lançamento, pilotos de diversos países já passaram pelas competições. Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Finlândia, Irlanda, Coréia, México, Holanda, Noruega, Filipinas, Espanha, Grã-Bretanha, Venezuela e Zimbábue já tiveram representantes no grid, mostrando seus talentos em circuitos mistos, de rua e ovais nos EUA.

Para saber mais sobre o evento no Brasil, acesse http://mazdaroadtoindy.com.br/

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!