publicidade
24/11/2010 09:28

João Gonçalves destaca experiência adquirida em sua estreia no Skusa

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Divulgação

João Gonçalves


O currículo de kartista do paulista João Gonçalves (TNT/ Kart Mini/ AMF) é um dos mais completos entre os pilotos em atividade no Brasil atualmente. Entre outras conquistas, conta com a passagem e o título - em 2005 - no Mundial de Kart Biland, disputado com motores de quatro tempos de ciclo. No Brasil, João conquistou por duas vezes a Copa Brasil de Kart, foi tricampeão brasileiro da modalidade e, há cerca de 10 dias, conquistou a Copa São Paulo de Kart Granja Viana na categoria Shifter, de karts com marcha.

Apesar da longa e vitoriosa carreira, o piloto de 26 anos de idade viveu uma nova experiência no último final de semana. Na cidade de Las Vegas (Estados Unidos), ele disputou entre os dias 18 e 22 de novembro o Skusa Super Nationals - a maior competição de karts do mundo atualmente, que reuniu cerca de 480 pilotos em 11 categorias.

João disputou a principal classe do evento, chamada KZ2, e destinada aos principais pilotos de karts com marcha do mundo. A oportunidade foi vista pelo piloto como uma grande experiência e com um resultado bastante positivo depois de duelar contra outras 38 feras da modalidade.

"Foi uma experiência e tanto na minha carreira. A oportunidade de competir contra pilotos do mundo inteiro e com alto nível técnico, é sem igual", destacou João. "O campeonato é grandioso em tudo e, por isso, muito difícil também, principalmente para os estreantes. Apesar do resultado final, fiquei feliz com meu desempenho durante o final de semana. Acho que fiz boas corridas e adquiri uma boa experiência para os próximos anos", contou.

Com quase 40 karts no grid de largada, as corridas da KZ2 foram marcadas por diversos toques e incidentes. Com o 21º tempo na sessão classificatória, João Gonçalves foi vítima, em algumas corridas, das confusões que aconteciam à sua frente.

"As largadas eram sempre muito confusas. Em pelo menos duas corridas eu perdi muito tempo por causa de acidentes com outros pilotos. Na Final, por exemplo, tive que parar literalmente meu kart atrás de outro para não bater", lembrou.

Em duas das três primeiras corridas do final de semana, valendo pontos para formar o grid de largada da final, João foi um nome constante na briga dos dez primeiros colocados. E com o abandono após um incidente na largada na segunda corrida, ficou com a 19ª colocação na ordem de saída da prova decisiva.

"Consegui evoluir durante o final de semana e fiz uma grande corrida na Final. O único problema foi na largada, que tive de parar para não bater e perdi muito tempo. Voltei para a pista com muita desvantagem em relação ao último kart do pelotão, e ainda assim consegui me recuperar e ganhar quase dez posições", ressaltou o brasileiro, que terminou o Skusa na 24ª colocação, imediatamente atrás do mineiro Raphael Mattos - que aproveitou o final da temporada na Fórmula Indy para participar do evento.

"Espero voltar em 2011 e, com mais experiência, conquistar uma posição melhor no treino classificatório. Sem dúvida se eu tivesse largado mais à frente nas corridas, poderia ter evitado as confusões de largada e brigado efetivamente entre os dez primeiros", avaliou João.

O título do Skusa Super Nationals 2010 na categoria KZ2 ficou com o italiano Marco Ardigò, que coloca esse troféu ao lado dos três títulos mundiais que conquistou em sua carreira.

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!