publicidade
17/11/2011 08:16

Começou o 15º Skusa. Confira como foi o primeiro dia e o desempenho dos brasileiros

Autor: Flávio Quick


Foto: Fabiola Cadar

Metade da programação no Skusa é com refletores ligados


Idealizado pelo empresário Tom Kutscher, o Super Kart USA, mais conhecido como SKUSA, é atualmente a competição mais importante do kartismo norte-americano. Completando em 2011 o seu 15º aniversário, a prova já contou com a participação das mais variadas estrelas do automobilismo mundial como Michael Schumacher, Nelsinho Piquet, Rafa Mattos, Marco Ardigo, David Fore, dentre tantos outros.

Nos últimos anos a competição tem chamado muito a atenção dos kartistas brasileiros. Motivada pelo fortalecimento do real ante ao dólar norte-americano, o glamour de participar em uma competição na “fabulosa” Las Vegas e a possibilidade da conquista de um título internacional, a competição deste ano tem na pista 46 pilotos do Brasil representando as cores verde e amarela em sete categorias - o evento tem ao todo dez classes.

Em um clima de extrema confraternização e união entre os “brazucas”, a pista montada no estacionamento do Rio Hotel e Casino recebeu nesta quarta-feira (16) os primeiros treinos livres da competição. Cada categoria pode entrar na pista por quatro vezes, em sessões de 10 minutos, onde os primeiros ajustes começaram a ser realizados.

Como o evento conta com 10 categorias e, a maioria delas, com um número expressivo de pilotos, a logística para que tudo funcione nos horários é perfeita e, como uma grande engrenagem, os mais de 550 pilotos que fazem parte da prova vão se revezando na pista.

A categoria que reúne mais brasileiros é a Tag Júnior, com 10 concorrentes. Nesta divisão podem correr pilotos com idades entre 12 e 15 anos. Ontem o destaque brasileiro foi o paulista Yurik Carvalho, que ficou com a quinta melhor marca do dia.

Logo em seguida a Tag Sênior reúne nove pilotos brasileiros. Defendendo seu título da temporada 2010, o carioca André Nicastro foi o segundo mais veloz do dia e já desponta como forte candidato ao bicampeonato. Nesta categoria competem os pilotos com 16 anos ou mais.

Na Tag Master, que se compara a uma espécie de Sênior no Brasil, são mais sete brasileiros. Após ter ficado no pódio do ano passado, o paulista Fernando Guzzi se destacou entre os representantes brasileiros, mas fez apenas o sétimo tempo.

Reunindo alguns dos principais pilotos das categorias Cadete e Super Cadete no Brasil, a Tag Cadete também tem sete brasileiros. O potiguar Pedro Fonseca foi quem mais se destacou nesta classe e, com o tempo de 56s031, terminou o dia com o 14º lugar.

De todas as categorias em disputa no SKUSA, existem apenas duas que seguem a regulamentação CIK/FIA. A KF2 e a KZ2, esta última conhecida no Brasil por Shifter Kart. Na KF2 apenas dois brasileiros estão participando da prova. Ontem o mais veloz deles foi Mitsui Duzanowski, que registrou o oitavo tempo.

Na KZ2 quatro pilotos representam nosso país, mas dois deles já com larga experiência na competição com carros de fórmula. O mais veloz “brazuca” foi o piloto da IRL Rapahel Matos, que fez o terceiro melhor tempo.

Finalizando as categorias com representantes do Brasil, a G1 (que no país seria conhecida como Shifter Sênior) tem outros sete brasileiros. Nesta classe o mais veloz foi o paulista Emílio Padron, que registrou o terceiro melhor tempo da quarta-feira.

Nesta quinta-feira a mesma programação de ontem será repetida. Todos os pilotos voltam à pista para quatro treinos livres que, ao final do dia, terão representado todo o acerto que um competidor poderia ter obtido. Na sexta acontecem as tomadas de tempo e se iniciam as corridas classificatórias, que se estendem até a manhã de sábado. As pré-finais acontecem no sábado à tarde e, finalmente no domingo, serão disputadas as finais.

Confira abaixo o desempenho dos brasileiros no último treino desta quarta:
Tag Júnior [69 pilotos]
5) 64 Yurik de Carvalho 50.750
7) 197 Bruna Tomaselli 50.757
8) 119 Joao Viera 50.775
12) 23 Gustavo Lopes 50.894
13) 81 Matheus Leist 50.926
25) 21 Thiago Vivacqua 51.215
31) 177 Sergio Camara 51.383
32) 6 Mauro Auricchio 51.384
43) 75 Felipe Gildin 51.679
63) 118 Vinicius Papareli --:--

KF2 [32 pilotos]
8) 31 Mitsui Duzanowski 49.428
21) 15 Antonio Furlan 50.758

KZ2 [50 pilotos]
3) 2 Raphael Matos 46.968
6) 23 Victor Carbone 47.315
31) 11 Andre Sousa 49.454
49) 107f Roberto Lorena --:--

Tag Cadete [82 pilotos]
14) 53 Pedro Fonseca 56.031
32) 43 Pedro Cardoso 56.443
33) 55 Luiz Branquinho 56.532
40) 81 Arthur Leist 56.736
51) 01 Gregory Diegues 57.085
52) 17 Juan Crespi 57.217
55) 10 Gianluca Petecof 57.404
João Pedro Custódio --:--

Tag Sênior [86 pilotos]
2) 92 Andre Nicastro 48.616
3) 88 Felipe Fraga 48.625
12) 141 Matheos Porto 48.983
21) 123 Marcos Vieira 49.071
33) 9 Humberto Silva Jr. 49.231
34) 17 Guilherme Salas 49.339
43) 18 Bruno Ferreira 49.484
44) 09 Francesco Ventre 49.547
61) 27 Athur Ortolani 50.292

G1 [27 pilotos]
3) 7 Emilio Padron 47.739
4) 8 Guilherme Jacob 47.986
7) 2 Eduardo Martins 48.265
10) 81 Luis Sousa 48.444
12) 09 Antonio Canedo 48.792
14) 57a Jorge Borelli 49.026
19) 47 Pedro Serrano 49.744

Tag Master [45 pilotos]
7) 11 Fernando Guzzi 50.569
11) 121 Leonardo Nienkotter 50.699
18) 5 Alessandro Xavier 51.284
25) 97 Jose' Franca 51.694
31) 22 Marcio Quixada 52.295
34) 200 Roberto Pasqualini 52.534
45) 57a Jorge Borelli --:--

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!