publicidade
19/11/2011 07:50

Brasileiros marcaram pole e venceram no terceiro dia em Las Vegas

Autor: Portal Kart Motor - Erno Drehmer | Com informações de Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Guilherme Jacob venceu a primeira classificatória da G1


Depois de dois dias de intensos treinamentos e preparação dos karts, chegou finalmente o primeiro momento decisivo desta XV edição do SKUSA, em Las Vegas. Nesta sexta-feira, dia 18, foram realizadas as tomadas de tempos e as primeiras corridas classificatórias para todas as categorias do evento.

Em um dia que começou nublado e com temperatura na casa dos 9°, a expectativa de frio durante o período diurno não se confirmou. Rapidamente o sol apareceu e, com clima ameno, todos puderam participar das atividades. Ao cair da noite, porém, o que em Las Vegas significa algo em torno das 16 horas, a temperatura caiu drasticamente e, com ventos muito fortes, não era tarefa das mais fáceis pilotar.

Após uma rodada de treinos de aquecimento de exatos sete minutos, todos os karts tomaram a pista para suas respectivas tomadas de tempos e, na sequência, as corridas classificatórias.

Pela primeira vez desde o início das atividades a organização do SKUSA se atrapalhou um pouco com a divisão dos grupos e montagem dos grids de largada. Isso acarretou em um atraso superior a uma hora no período da manhã e de pouco mais de meia hora na parte da tarde. Porém, nada que possa ofuscar o brilho do evento como um todo.

As tomadas de tempo começaram com a classe Tag Júnior e com a primeira notícia boa para o Brasil. João Vieira registrou o melhor tempo da categoria e Bruna Tomaselli o segundo, garantindo com isso o direito de liderarem nas classificatórias os grupos “A” e “B” respectivamente.

Nas demais tomadas de tempo os brasileiros passaram perto da pole-position, mas nenhum conseguiu repetir o feito de Vieira. Assim, os outros melhores classificados foram Juan Crespi, segundo colocado no grupo II da Tag Cadete; André Nicastro, segundo colocado no Grupo 1 da Tag Sênior, e Fernando Penna, 2º colocado na categoria G1.

Corridas começaram quentes e com vitória brasileira
Assim como nas tomadas de tempos, as primeiras corridas foram da categoria Tag Júnior e, daí por diante, seguiram o mesmo cronograma dos primeiros dias. O grid da classificatória AxB desta classe foi marcado pelos brasileiros, pois, além de Vieira e Tomaselli na primeira fila, Thiago Vivacqua era o terceiro. Logo na largada Vivaqua e Vieira acabaram se tocando deixando nas mãos de Bruna a condução da corrida. A piloto catarinense segurou firme os ataques dos concorrentes até a quatro voltas para o final, quando perdeu algumas posições. Vieira, em prova de recuperação após o incidente do início da prova, conseguiu voltar ao pelotão da ponta e a duas voltas para o final reassumiu a liderança para não mais perdê-la até a bandeirada. Bruna chegou na sexta posição.

Nas demais classificatórias do grupo de categorias da manhã os brasileiros somaram problemas mecânicos e, mesmo os que conseguiram andar bem e escapar das inúmeras batidas, não conseguiram resultados muito expressivos.

Nas corridas da tarde, porém, a história foi um pouco diferente. Após partir do quinto lugar na Tag Master, o atual campeão Leonardo Nienkotter conseguiu se recuperar bem e usou de sua experiência para finalizar na segunda posição.

Mesma situação aconteceu com André Nicastro, na classificatória AxB da Tag Sênior. O piloto finalizou com o segundo lugar, seguido por Felipe Fraga em terceiro.

A segunda e última vitória brasileira neste primeiro dia de competições foi na classe G1. Depois de ter largado da quarta posição, Guilherme Jacob se manteve durante toda a corrida entre os primeiros colocados e, no momento de definição da corrida, conseguiu superar os concorrentes para vencer a prova.

Neste sábado alguns pilotos brasileiros deverão, infelizmente, dar adeus ao SKUSA. O dia começa com a continuação das corridas classificatórias e, ao final das mesmas, apenas os 28 melhores classificados de cada classe continuam na competição. Os demais partem para a corrida de repescagem e jogam sua sorte na chamada “corrida da morte”. A programação de hoje será a mais extensa no cronograma da semana e tem o fim das atividades previsto para as 20:15h, ou seja, 2:15 da manhã de domingo no Brasil.

Confira abaixo o desempenho dos brasileiros nas corridas de ontem:
Tag Júnior - Classificatória AxB
1) 119 João Viera
6) 197 Bruna Tomaselli
21) 64 Yurik de Carvalho
29) 23 Gustavo Lopes Bandeira
34) 21 Thiago Vivacqua

Tag Júnior - Classificatória CxD
7) 81 Matheus Leist
8) 6 Mauro Auricchio
DNF) 177 Sergio Câmara
DNF) 75 Felipe Gildin

KF2 - Classificatória 1
DNF) 15 Antonio Furlan
DNF) 31 Mitsui Duzanowski

Tag Cadete - Classificatória AxB
7) 53 Pedro Fonseca
8) 43 Pedro Cardoso
28) 10 Gianluca Petecof
29) 100 João Pedro Custódio
34) 55 Luiz Branquinho

Tag Cadete - Classificatória CxD
7) 17 Juan Crespi
25) 01 Gregory Diegues
DNF) 81 Arthur Leist

KZ2 - Classificatória 1
16) 23 Victor Carbone
DNF) 11 Andre Sousa
DNF) 107f Roberto Lorena
DNF) 77 Bruno Melo
DNF) 2 Raphael Matos

Tag Master - Classificatória 1
2) 121 Leonardo Nienkotter
6) 11 Fernando Guzzi
9) 97 José Franca
11) 5 Alessandro Xavier
25) 22 Marcio Quixada
DNF) 200 Roberto Pasqualini
DNF) 57a Jorge Borelli

G1 - Classificatória 1
1) 8 Guilherme Jacob
3) 09 Antônio Canedo
4) 2 Eduardo Martins
5) 27 Fernando Penna
10) 81 Luís Sousa
12) 47 Pedro Serrano
DNF) 7 Emilio Padron
DNF) 57a Jorge Borelli

Tag Sênior Classificatória – AxB
2) 92 Andre Nicastro
3) 88 Felipe Fraga
19) 09 Francesco Ventre
26) 12 Gabriel Chini
27) 27 Athur Ortolani
DNS) 141 Matheus Porto

Tag Sênior Classificatória – CxD
13) 123 Marcos Vieira
16) 18 Bruno Ferreira
20) 9 Humberto Silva Jr.
DNF) 17 Guilherme Salas

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!