publicidade
05/07/2017 15:12

Brasil recebe a segunda edição do Mazda Road to Indy em agosto. Disputas serão junto com o Light

Autor: FG Com


Foto: Fábio Oliveira

Marcel Colletta venceu no ano passado


Pelo segundo ano consecutivo um kartista brasileiro terá a chance de representar o país e concorrer ao prêmio de 200 mil dólares do shootout do Mazda Road to Indy, que acontecerá em dezembro, em Laguna Seca, nos Estados Unidos. A disputa pela vaga no Brasil acontecerá no dia 26 de agosto no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), dentro da sexta etapa da Copa São Paulo Light.

Poderão concorrer à vaga os pilotos da categoria Graduados com idade entre 15 e 24 anos. O vencedor da etapa garante sua participação no shootout ao lado de pilotos de diversos países. O prêmio de 200 mil dólares dá ao campeão a chance de disputar a USF2000, primeiro estágio do programa para pilotos que almejam chegar à Fórmula Indy. A categoria possui carros de motores 2 litros e 140 cavalos de potência.

“Este ano decidimos unir forças a um dos principais campeonatos de kart do país e realizar a escolha do vencedor do Mazda Road to Indy Brasil dentro da Copa SP Light. Os pilotos inscritos para disputar a sexta etapa na categoria Graduados, com idade permitida pelo regulamento, já estarão automaticamente concorrendo à vaga na final mundial”, conta Paulo Carcasci, representante do Mazda Road to Indy no Brasil, organizador e responsável técnico pelo evento no país.

Na edição passada, o vencedor brasileiro foi o paulista Marcel Coletta. Ao longo do ano, cerca de 400 pilotos de 20 campeonatos em cinco continentes brigaram pela vaga. Na final, Coletta enfrentou outros 17 competidores de várias nacionalidades. O brasileiro – na época com 15 anos - foi o mais jovem na disputa e o único que ainda não competia em monopostos, mas destacou bastante seu aprendizado.

“O Mazda Road to Indy cresce a cada ano. O projeto é o único no mundo onde um piloto pode dar sequência a sua carreira dependendo apenas do seu talento e resultados. Ele começa pela USF2000 e, se vencer a categoria, ganha a temporada na Pro Mazda, depois Indy Lights, até chegar à Indy”, lembra Carcasci, que é heptacampeão brasileiro de kart, campeão europeu de Fórmula Ford, campeão da F3 Japonesa, além de vencedor da Gold Cup na F 3000, e que atualmente é coach internacional para pilotos.

Carcasci também destaca o crescente interesse de jovens pilotos brasileiros pelos campeonatos nos Estados Unidos. “Temos o Matheus Leist fazendo muito sucesso já na Indy Lights, o Victor Franzoni liderando a Pro Mazda, com o Carlos Cunha também andando muito bem, além do Lucas Kohl e da Bruna Tomaselli na USF2000 e isso aumenta a visibilidade das competições por aqui”, completa.

O Mazda Road to Indy é um dos projetos mais bem-sucedidos para a formação de pilotos no mundo. A Mazda passou a dar seu nome ao projeto em 2010 e desde o seu lançamento pilotos de diversos países já passaram pelas competições. Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Finlândia, Irlanda, Coréia, México, Holanda, Noruega, Filipinas, Espanha, Grã-Bretanha, Venezuela e Zimbábue já tiveram representantes no grid, mostrando seus talentos em circuitos mistos, de rua e ovais nos EUA.

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!