publicidade
21/11/2011 08:58

15º Skusa encerrou com brasileiros no pódio e Nienkotter bicampeão

Autor: Portal Kart Motor - Erno Drehmer | Com informações de Flávio Quick e Fabiola Cadar


Foto: Fabiola Cadar

Pilotos homenagearam Dan Wheldon


Após cinco dias de muita velocidade e mais de 50 horas de programação de pista foi encerrado na tarde deste domingo (20) o XV SKUSA - Supernationals. No decorrer destes dias pilotos de todos os continentes se uniram na fantástica cidade de Las Vegas em busca do mais cobiçado título do kartismo norte-americano. Foram mais de 500 inscritos, sendo 10% deles vindos do Brasil.

Depois das corridas classificatórias de sábado e das corridas de repescagem, que infelizmente fizeram alguns dos representantes brasileiros darem adeus à prova, o domingo foi reservado exclusivamente para as provas decisivas. Batizado de “Super-Sunday”, as finais tiveram início às 10:30 e se estenderam até as cinco da tarde.

Assim como acontece nas grandes competições do Brasil, antes do início das corridas foi realizada uma solenidade com a presença da maioria dos pilotos. Porém, antes da execução do hino dos Estados Unidos, Tom Kutscher, promotor do evento, reuniu 33 pilotos, ex-campeões do SKUSA, para em marcha moderada darem duas voltas no circuito. Estas voltas foram uma homenagem ao piloto Dan Wheldon, falecido recentemente em um acidente de F-Indy em Las Vegas e que estava inscrito para a competição deste ano.

Para a delegação brasileira as corridas começaram com a classe KZ2. Conhecida no país como Shifter, seis pilotos do Brasil estavam no grid. Infelizmente nossos representantes tiveram vários problemas nas corridas classificatórias e, no resultado final, o melhor classificado foi Rafa Matos, piloto da Indy, que chegou na 16ª posição. Rafa foi premiado pela organização como o piloto desta categoria que mais posições ganhou na corrida decisiva. Ele largou do 36º posto e, assim, ganhou 20 posições.

Seguindo a programação, a Tag Júnior foi à pista. A esperança brasileira estava depositada em Bruna Tomaselli e João Vieira, principalmente. Bruna, largando do terceiro lugar, conseguiu pular na ponta ainda na primeira volta, mas na segunda metade da corrida seu equipamento perdeu um pouco de rendimento. Mesmo assim a garota catarinense mostrou garra e, “no braço”, levou seu kart até o final para receber a bandeirada no terceiro lugar. João Vieira, que chegou a estar no quarto lugar, teve um parafuso da bomba d’água quebrado e, com isso, seu motor não refrigerava de forma adequada. Assim, ele finalizou a prova apenas na décima posição. Thiago Vivacqua foi o segundo melhor brazuca da Tag Júnior com o quarto lugar. Participações destacadas também tiveram Sérgio Sette Câmara, Yurik Carvalho e Matheus Leist que, depois de largarem do final do grid, fizeram belas corridas de recuperação.

Dos dois representantes da classe KF2, apenas o catarinense Mitsui Duzanowski conseguiu terminar a prova. Antônio Furlan Neto (SP) sofreu uma batida na segunda parte da bateria e, assim, não pode terminar a prova. Mitsui terminou na 14ª posição.

Também com vários pilotos do Brasil no grid, a classe Tag Sênior era uma das maiores esperanças de títulos. Dois multi-campeões, André Nicastro e Felipe Fraga, apareciam entre os quatro primeiros e, logo na largada, assumiram as duas primeiras posições. Porém, muito pressionados, acabaram recebendo mais dois concorrentes na briga direta pela vitória. Quis o destino que Fraga, ao receber um forte toque em sua traseira, atingisse em cheio o kart de Nicastro que, com isso, teve de abandonar a corrida. Fraga perdeu algumas posições, mas continuou na prova, recuperou um pouco do terreno e finalizou no pódio com um quarto lugar.

Apesar dos brasileiros não terem conseguido um bom desempenho na Tag Cadete, na corrida final Pedro Cardoso vinha fazendo uma excelente recuperação. Após ter largado do 13º lugar, o brasiliense já era o quinto quando, após um acidente, foi mostrada a bandeira vermelha. Nesta altura, com problemas no kart, Juan Crespi já havia abandonado a corrida. Ao ser chamado para o realinhamento, porém, o kart de Cardoso não pegou e, assim, de forma inexplicável, o piloto não terminou a corrida. O único brasileiro da categoria a terminar a prova foi Pedro Fonseca (RN), na 22ª posição.

Na G1 (shifter sênior) os brasileiros estiveram muito próximos de, literalmente, dominar o pódio. Em determinado momento da corrida, da segunda a quinta posições os brazucas marcavam presença. Na liderança, porém, ninguém conseguiu superar o piloto americano Jimmy McNeil, que ficou com o título. Eduardo Martins (SP) ficou com o vice-campeonato seguido por Guilherme Jacob (SC) em terceiro e Antônio Canedo em quinto.

Título brasileiro veio depois da bandeirada
Apesar dos 49 pilotos brasileiros na disputa do SKUSA 2011 e a grande chance de vitória em várias categorias, o título brasileiro foi concretizado apenas na categoria Tag Master e, mais ainda, somente após a vistoria técnica.

Leonardo Nienkotter, de Santa Catarina, sagrou-se bicampeão do SKUSA (2010 | 2011) após ter terminado a final na segunda posição. Kip Foster, dos Estados Unidos, foi quem venceu e, posteriormente, foi desclassificado por seu motor não coincidir com o equipamento que havia sido lacrado na vistoria prévia.

“Estou muito feliz. Diferente de outros companheiros que vieram para cá, realmente meu principal objetivo no SKUSA foi o de acelerar e competir. Estive competitivo durante toda a semana, mas, infelizmente na final meu kart não acompanhava, nem de perto o do ‘cara’. Fiquei decepcionado principalmente porque ele fez metade da última volta da corrida com apenas uma das mãos já que com a outra ele acenava para o público. A verdade, porém, apareceu na vistoria e estou realmente contente com o bicampeonato”, finalizou o brasileiro.

Dos demais brasileiros mereceu destaque a disputa acirrada que travaram Alessandro Xavier (PR), José França (SP) e Fernando Guzzi (SP). Depois de partirem de posições bem atrás no grid, os três escalaram juntos o pelotão e, entre si, brigaram muito pelos melhores lugares. Guzzi terminou com o 11º lugar, Xavier o 12º e França, o 14º.

Agradecemos de forma intensa o excelente trabalho dos jornalistas Flávio Quick e Fabiola Cadar, que enviaram boletins e fotos diária e diretamente de Las Vegas. “Foi uma jornada bastante cansativa, mas acima de tudo prazerosa. Levamos até os brasileiros um pouco da atmosfera do que se tornou a maior competição de kartistas do Brasil fora de nosso país”, diz, com a sensação de dever cumprido, o casal de jornalistas.

Confira abaixo o resultado final dos brasileiros no XV SKUSA:
Tag Júnior – Final
1) 221 George Russel (Campeão)
3) 197 Bruna Tomaselli
4) 21 Thiago Vivacqua
10) 119 João Vieira
11) 177 Sergio Câmara
13) 81 Matheus Leist
21) 6 Mauro Auricchio
22) 64 Yurik de Carvalho
DNF) 75 Felipe Gildin

KF2 – Final
1) 77 Teemu Suninen (Campeão)
14) 31 Mitsui Duzanowski
DNF) 15 Antônio Furlan Neto

Tag Cadete – Final
1) 524 Logan Sargeant (Campeão)
22) 53 Pedro Fonseca
DNF) 43 Pedro Cardoso
DNF) 17 Juan Crespi

KZ2 – Final
1) 44 Anthony Abbasse (Campeão)
16) 2 Raphael Matos
19) 23 Victor Carbone
24) 11 André Sousa
DNF) 77 Bruno Melo
DNF) 107f Roberto Lorena

Tag Sênior – Final
1) 11 Phillip Orcic (Campeão)
4) 88 Felipe Fraga
14) 123 Marcos Vieira
16) 141 Matheus Porto
25) 18 Bruno Ferreira
DNF) 92 André Nicastro
DNF) 09 Francesco Ventre

G1 – Final
1) 101x Jimmy McNeil (Campeão)
2) 2 Eduardo Martins
3) 8 Guilherme Jacob
5) 09 Antônio Canedo
6) 27 Fernando Penna
7) 81 Luís Sousa
12) 57a Jorge Borelli
DNF) 47 Pedro Serrano
DQ) 7 Emílio Padron

Tag Master – Final
1) 121 Leonardo Nienkotter (Campeão)
11) 11 Fernando Guzzi
12) 5 Alessandro Xavier
14) 97 José França
18) 200 Roberto Pasqualini
26) 57a Jorge Borelli
DNF) 22 Márcio Quixada

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!