publicidade
07/01/2021 08:11

Dudu Barrichello disputará a Fórmula Regional Europeia com patrocínio da Toyota Gazoo Racing e XP Investimentos


Foto: Divulgação

O layout do carro de Dudu Barrichello


O sobrenome Barrichello estará de volta aos principais autódromos da Europa em 2021. Depois de três anos acelerando carros de fórmula nos Estados Unidos, Dudu Barrichello parte nesta temporada para um desafio no Velho Continente. Graças aos patrocínios de Toyota Gazoo Racing e XP Investimentos, o piloto de 19 anos se une à equipe italiana JD Motorsport para disputar a Fórmula Regional Europeia.

Último degrau antes das categorias de base que fazem os eventos suporte da Fórmula 1, o campeonato confere ao vencedor mais de 50% dos pontos necessários para a obtenção da superlicença (25, de um total de 40). O evento foi completamente remodelado para 2021 após fusão com a Fórmula Renault Eurocup, e agora tem como nome oficial “Formula Regional European Championship by Alpine”.

A partir deste ano, as principais escuderias das categorias de base europeias medem força diretamente em etapas que prometem grids cheios. A temporada 2020 teve seis equipes com até três carros competindo a Fórmula Regional e oito na Eurocup. Agora todas estarão reunidas, em dez etapas, cada uma com duas provas.

A equipe JD Motorsport foi fundada em 1995 pelos italianos Roberto Cavallari e Alfredo Cappelletti. Desde então, o time obteve 85 vitórias e teve seus carros pilotados por brasileiros como Enrique Bernoldi, Gastão Fráguas, Giuliano Losacco, Alan Hellmeister, Patrick Rocha, Carlos Iaconelli e Thiago Vivacqua. Além de Bernoldi, outros pilotos com passagem pelo time atingiram a F1, casos do italiano Gianmaria Bruni e do austríaco Christian Klien.

A escuderia disputou com dois carros a Eurocup em 2020 e teve seu ponto alto na etapa de Ímola, quando conquistou as duas poles (uma com o espanhol David Vidales e a outra com o finlandês William Alatalo) e venceu as duas corridas com Vidales.

A temporada passada foi a de melhores resultados para Dudu Barrichello. Correndo com as cores da ALE Combustíveis, que também deverão estar presentes em sua jornada na Europa, ele teve uma sólida participação na USF2000, a primeira categoria do programa Road to Indycar. Eduardo ficou com o vice-campeonato, catapultado por três vitórias, nove pódios e três poles. Consistente, ele terminou 16 das 17 corridas do ano entre os dez primeiros e foi o único competidor de todo o grid a completar todas as voltas de todas as provas em 2020.

Agora Dudu cruza o Atlântico rumo às pistas europeias, a mesma rota empreendida por seu pai em 1990, quando deixou o Brasil para disputar – e vencer– o campeonato da Fórmula Opel Europeia.

“Estou extremamente motivado para correr na Europa em 2021. Agradeço muito à confiança da Toyota Gazoo Racing e XP Investimentos, que possibilitam a realização desse projeto. E, claro, ao meu pai, por todo apoio ao longo da minha carreira. O automobilismo é minha paixão e sei que este passo será fundamental para realizar o sonho de viver profissionalmente do esporte. A equipe JD Motorsport tem história e estou ansioso para começar a trabalhar com eles”, disse Eduardo Barrichello.

“Dudu Barrichello é o primeiro piloto Gazoo Racing Latin America e é um prazer vê-lo seguir os passos do pai. É um investimento positivo para todo o esporte a motor latino-americano. A Toyota valoriza o automobilismo e a superação de limites para desenvolver carros cada vez melhores. Estamos muito contentes em apoiar o Dudu rumo à Europa, que é o caminho lógico para dar sequência ao legado do sobrenome Barrichello nas pistas”, declarou Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina e Toyota Gazoo Racing.

“A XP tem muito orgulho de anunciar que vai acelerar com o Dudu Barrichello em sua carreira internacional a partir de 2021. A gente não apenas acredita no talento do atleta brasileiro, mas também quer estar junto daqueles que compartilham dos nossos valores, e o Dudu é um exemplo disso”, falou Karel Luketic, Diretor Executivo de Martech e Conteúdo Digital da XP Investimentos.

“Dudu sempre foi um motivo de orgulho para mim. Ver o sonho dele evoluir e ter a oportunidade de contribuir com isso é incrível. Agradeço à Toyota Gazoo Racing e XP Investimentos por acreditarem no potencial dele e confio que, trabalhando duro com o pessoal da JD Motorsport, poderá entregar grandes resultados”, disse Rubens Barrichello.

“Nossa história na JD Motorsport começou há 26 anos e tivemos o prazer de trabalhar com pilotos brasileiros muito promissores desde então. Agora começamos um novo ano e estamos extremamente felizes em dar as boas-vindas a Eduardo Barrichello na JD. Agradeço a todas as pessoas e empresas que tornaram isso possível, especialmente à Toyota Gazoo da América do Sul e obviamente ao Rubens Barrichello. Vamos lutar até o final! Seja bem-vindo à família JD, Dudu, espero vê-lo em breve”, falou Roberto Cavallari, chefe da equipe JD Motorsport.

Confira o calendário da Fórmula Regional Europeia 2021:
1ª etapa – 25 de abril – Spa-Francorchamps
2ª etapa – 9 de maio – Barcelona
3ª etapa – 23 de maio – Mônaco
4ª etapa – 30 de maio – Paul Ricard
5ª etapa – 20 de junho – Zandvoort
6ª etapa – 25 de julho – Ímola
7ª etapa – 8 de agosto – Nürburgring
8ª etapa – 12 de setembro – Red Bull Ring
9ª etapa – 10 de outubro – Mugello
10ª etapa – 31 de outubro – Monza

Fonte: Luís Ferrari

  • Não há comentários cadastrados até o momento!