publicidade
20/05/2020 10:59

Do virtual ao real, Gustavo Ariel prepara sua carreira rumo ao kartismo e automobilismo profissional

Autor: Emerson Santos


Foto: One Photography Media

Gustavo Ariel


Há tempos que o automobilismo virtual deixou de ser brincadeira e diversão para se tornar parte fundamental do treinamento de pilotos em diversas categorias, seja para conhecer o traçado de uma nova pista, seja para aprimorar os reflexos.

E com o paulista Gustavo Ariel, um estudante de 18 anos, não é diferente. Incentivado pelo pai, ele treina em simuladores desde os três anos e meio de idade. E logo cedo ele começou a utilizar os recursos de troca de marcha, aceleração e freio, trazendo mais realismo à ‘brincadeira’.

Depois de treinar bastante, em meados de 2009 Gustavo Ariel participou despretensiosamente de um campeonato promovido pelo amigo Marcos Magrini, do site GTBR, em um Track Day realizado em Interlagos, utilizando um simulador com o F1 2006, na base do Playstation 3. Na época ele tinha apenas 7 anos de idade. E não se amedrontou com os pilotos rivais, muito mais velhos e experientes, marcando o melhor tempo e conquistando seu primeiro troféu.

Em 2013 o paulista participou de um campeonato no stand da Globo no Brasil Game Show e, numa disputa com o campeão brasileiro de iRacing, Victor Del Porto, da categoria Indy, conquistou a 2ª posição, terminando a apenas 0,4 do líder e o único a rodar no mesmo segundo do vencedor.

Ainda em 2013 Gustavo Ariel participou da ação “Voz de Motor Petrobrás Premmia” e faturou um par de ingressos para a Torcida Petrobrás VIP para assistir ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Em 2014 o piloto participou do Desafio Mitsubishi promovido no Salão do Automóvel no stand da Petrobrás e fez um dos melhores tempos da semana. Além disso, no mesmo ano, participou da ação realizada pela Petronas no Shopping Eldorado em São Paulo, que premiava o tempo mais rápido do dia com um par de credenciais para o Premium Paddock Club VIP da Mercedes / Petronas. Gustavo Ariel recebeu o prêmio das mãos de Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

A partir de 2015, atendendo convite do amigo Bruno Mendonça, Ariel passou a competir de forma real em Campeonatos de Kart Amador, como o Kart Racing Sport, o Super Desafio de Kart, o Click Speed de Kart Amador e Kart Vintage Races e, apesar da pouca idade, disputava as curvas de kartódromos como Granja Viana, Interlagos, Nova Odessa, Paulínia e Speedland de igual para igual com pilotos mais experientes.

Atualmente ele é piloto de kart profissional, tendo participação nas 500 Milhas em 2017 – quando terminou em 3º na Light – 2018 e 2019. Gustavo Ariel é o mais jovem campeão brasileiro de Rental Kart e Campeão da Copa São Paulo KGV de 2019 na categoria Pro 500 Light.

Gustavo Ariel faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos na Academia Pilotech, o único centro de treinamento especializado em automobilismo do Brasil, tendo sido campeão e vice do Desafio Pilotech Selection, quando ganhou como prêmio um treino de Fórmula Vee em Interlagos e bolsa de um ano 100 % subsidiada pela Pilotech.

Em 2019 Ariel foi campeão da classificatória E-Stock Car, com mais de 500 inscritos, Campeão no Brasil Game Gran Turismo, categoria volta rápida, vencedor do Warmup da Porsche Cup eSports. Além disso, ele detém diversos recordes mundiais no Simulador 'Automobilista', é piloto oficial da Equipe Luporini Racing.

E em 2020, com o pandemia do Coronavírus e o automobilismo virtual ganhando força, Gustavo Ariel foi campeão do 2º Desafio F1 Mania Pro Esports, vicecampeão “Race for Health” Le Mans em dupla com o piloto Sérgio Sette Câmara e vicecampeão da Porsche Cup All Stars eSports Interlagos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!