publicidade
12/02/2005 15:22

Disputa pela pole será atração à parte na Copa Sorriso Campeão

Autor: Rafael Durante


A disputa pela pole position deverá ser um show a parte na 3ª edição da Copa Petrobras Sorriso Campeão de Kart, que será realizada neste domingo (13) no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP). Seguindo os mesmos moldes das sessões classificatórias da Fórmula 1, nas quais cada piloto tem direito a dar apenas uma volta lançada, os treinos da manhã deste domingo no Kartódromo Ayrton Senna prometem por à prova a habilidade, a concentração e, principalmente, a frieza dos pilotos. “É um sistema em que o emocional conta muito. Se o piloto entrar mal na pista, não consegue um bom tempo porque só existe uma chance. Concentração é fundamental”, declarou o paulista Mario Romancini (Birel / Forest Paper), que foi o pole position na segunda edição da Copa Sorriso, em 2004, justamente em sua estréia entre os Graduados A. 
 
Romancini – que também foi pole position no Campeonato Pan-Americano do Uruguai no ano passado e um dos destaques brasileiros no Campeonato Mundial de Kart de 2004, na Itália – acredita que no sistema de uma única volta lançada o piloto dependa menos da sorte para conseguir um bom tempo do que nos treinos classificatórios por tempo. “Pelo menos temos a certeza de que estaremos sozinhos na pista e não vamos pegar tráfego. É frustrante estar numa volta lançada boa e pegar um piloto lento na frente”, completou o atual Campeão da Copa Sorriso entre os Graduados A. 
 
A principal preocupação dos pilotos em relação ao treino de classificação de uma única volta lançada é a condição da pista no momento da volta de cada um. A ordem de entrada é definida por sorteio, pouco antes do treino começar. “É o que pode dar uma diferença grande no tempo de volta. Caso a pista esteja molhada e vá secando, ou caso ela esteja suja e vá melhorando, quem entrar por último será beneficiado”, acrescentou Romancini. A organização da Copa Sorriso Campeão, no entanto, acena com a possibilidade de alterar a tomada de uma volta para uma sessão única de dez minutos em caso de mau tempo ou caso a pista esteja em condições muito adversas. 
 
A programação da 3ª Copa Sorriso Campeão prevê a realização de todas as atividades oficiais de pista no domingo. O warm-up e os treinos classificatórios (em sessões de dez minutos), serão realizados entre 8h00 e 12h20. As corridas começam as 12h30. 
  • Não há comentários cadastrados até o momento!