publicidade
30/09/2008 07:37

Vitória de João Gonçalves no início dos playoffs

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Divulgação

João Gonçalves


O paulista João Gonçalves (Dolly/ Kart-Mini/ AMF/ Alpinestars) disputou no último sábado (27), em Cotia, na Grande São Paulo, a oitava etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana. A corrida foi válida pela primeira prova da fase de playoffs do torneio, e rendeu ao campeão mundial de kart mais uma vitória na temporada. Finalista nas categorias Shifter Kart e Stock 125, João não teve sorte na primeira corrida do dia – quando bateu com um retardatário no momento em que ocupava a segunda posição –, mas deu um passo importante na disputa pelo título de campeão da temporada na divisão Stock.

 

Nessa categoria ele divide o kart com William Freire, e juntos eles deram um verdadeiro show de estratégia no último fim de semana. Largando da pole position, a dupla da Marlia Racing deixou para fazer a primeira parada nos boxes no tempo limite estabelecido pelo regulamento – 35 minutos de prova. Neste momento, João Gonçalves assumiu a pilotagem do kart, mas logo voltou aos boxes para a segunda parada obrigatória – aproveitando o momento em que todos os times já tinham feito suas paradas.

 

“Com essa estratégia, conseguimos abrir boa vantagem no primeiro trecho, enquanto todos faziam sua primeira parada. Também não pegamos ‘fila’ para pesagem ou abastecimento em nenhum dos dois pits, então praticamente não perdemos tempo algum com as paradas”, vibrou João Gonçalves.  “Só tenho que agradecer ao grande trabalho que a equipe Marlia fez neste final de semana e ao apoio dos meus patrocinadores, que me permitiram chegar a duas finais na Granja Viana. Foram duas excelentes corridas, mesmo com o problema na Shifter Kart”, comentou.

 

O fim de semana só não teve dupla alegria para João Gonçalves em virtude de um toque com um retardatário na etapa da Shifter. Com uma excelente largada, ele pulou de quarto para o segundo lugar – logo atrás do líder, Danilo Dirani –, e ao longo da prova assegurou o segundo posto mantendo uma distância tranqüila para o terceiro colocado. O traçado escolhido – inédito na Granja Viana – já tinha sido apontado por vários pilotos como uma pista de difícil ultrapassagem. E foi justamente no momento em que se preparava para superar um retardatário que João disse adeus a suas chances de pódio na Shifter Kart.

 

“Fiquei a volta toda atrás de um retardatário sem ninguém dar bandeira azul (que sinaliza ao piloto a chegada de um dos líderes, obrigando-o a facilitar a ultrapassagem) para ele. Depois, na ‘curva do oval’, ele tomou o lado de fora da pista e eu entendi que estava com caminho livre para passar. Mas ele voltou para o traçado no meio da curva. Ainda tentei frear, mas a batida foi inevitável. A sorte é que a área de escape é grande naquele trecho e bati apenas na barreira de pneus, senão poderia ter sido um acidente mais sério”, avaliou João Gonçalves.

 

João Gonçalves volta à Copa São Paulo Granja Viana no próximo dia 25 de outubro, quando será realizada a nona etapa do ano – segunda da fase decisiva.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!