publicidade
14/04/2008 20:08

João Gonçalves venceu na Granja em dia de desafio triplo

Autor: Inova Comunicação - rafael Durante


Foto: Luca Bassani

João Gonçalves


A Copa São Paulo de Kart Granja Viana teve no último sábado (12) a terceira etapa do ano no kartódromo que dá nome ao torneio, na região de Cotia – na grande São Paulo. A rodada foi um verdadeiro desafio triplo para o piloto João Gonçalves (Dolly/ Kart Mini/ AMF/ Alpinestars), que disputou três categorias diferentes no mesmo dia.

A maratona de provas começou para João Gonçalves com a Shifter Kart, a categoria mais rápida da competição. Depois de ter enfrentado problemas nas duas primeiras etapas do ano, João espantou o azar e cravou a pole position.

“Essa foi a minha primeira pole position na Shifter Kart, que é uma categoria bastante competitiva e de bons pilotos. E fiquei muito contente por isso”, comentou ele, que foi campeão mundial de kart em 2005. Na largada, porém, João perdeu tempo e caiu para a nona colocação. Superado o problema, Gonçalves completou ótima prova de recuperação e cruzou a linha de chegada em segundo – atrás apenas de Danilo Dirani.

“Contei durante toda a prova com um kart muito bem preparado pela equipe Dolly/Kart Zoom para subir no pódio”, lembrou o piloto que também tem o apoio das fabricantes Kart Mini, de chassis, e AMF, de eixos.

Depois da Shifter, João alinhou no grid de largada para a primeira bateria da Pró-500, cujos karts são iguais aos utilizados na 500 Milhas da Granja Viana. Logo no começo da prova, tomou a ponta e contou, além do próprio talento, com uma boa dose de sorte para vencer.

“Começou a garoar e a pista foi ficando muito escorregadia. Nesse momento eu aproveitei um erro do líder para assumir a ponta. Só que passou a chover mais forte e o meio da corrida foi muito crítico, porque era complicado segurar o kart com pneus de seco naquele piso molhado”, relatou o piloto que, ao contrário de outras equipes, não parou nos boxes para colocar pneus de chuva.

“Arriscamos a estratégia de não parar porque, logo que começou a chover, eu conseguia abrir vantagem dos outros karts. Depois contamos com a sorte também, já que a chuva parou e a pista começou a secar no final. Nessa hora eu tinha pneus de pista seca e voltei a virar rápido, enquanto quem optou pelos de chuva teve problemas”, analisou o piloto.

Mas a rodada na Granja Viana terminou de maneira triste para o esporte. Durante a corrida da categoria Stock 125, o piloto Hirano Toyohiro – de 59 anos – sofreu um ataque cardíaco enquanto pilotava. Apesar do rápido atendimento ainda na pista tê-lo levado com vida para o hospital, Hirano faleceu horas mais tarde. Em virtude do ocorrido, os pilotos da categoria decidiram recolher seus karts e não participar mais da prova - que foi adiada. No momento da paralisação, João Gonçalves era quem liderava aquele que seria seu terceiro desafio no dia.

“Apesar dos bons resultados na Shifter e na Pró-500, acredito que não há o que comemorar. É sempre muito triste perder um companheiro, ainda mais quando é nesse esporte que tanto adoramos”, lamentou João. “Depois do que aconteceu não havia mais clima, nem razão para continuar competindo no dia”, afirmou.

As duas provas que não foram encerradas, a Stock 125 e a segunda bateria da Pró-500, foram temporariamente adiadas pela administração do kartódromo. Novas datas devem ser anunciadas em breve.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!