publicidade
03/06/2008 12:18

João Gonçalves fecha etapa com bons resultados depois de intensa maratona

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Luca Bassani

João Gonçalves


Quatro corridas no mesmo dia, uma vitória e um terceiro lugar como melhores resultados. Este foi o saldo da participação de João Gonçalves (Dolly/ Kart-Mini/ AMF/ Alpinestars) na quarta etapa da Copa São Paulo Granja Viana de Kart. Além das duas categorias em que compete regularmente – a Stock 125 e a Shifter Kart – João também foi convidado a disputar a categoria Pró-500 do torneio, e por esse motivo viveu uma experiência diferente na carreira.

 

“Foi uma rodada bastante cansativa porque, entre tomadas de tempo e corridas, entrei na pista seis vezes. Eu só tinha passada tanto tempo na pista em um único dia no Brasileiro de Endurance do ano passado, quando pilotei durante seis das doze horas de corrida, mas aquele desafio foi um pouco diferente. Desta vez, competi em três categorias distintas, e tive que me adaptar a três karts completamente diferentes”, comparou o piloto, de 24 anos de idade.

 

E a vitória veio justamente na categoria em que João não compete com freqüência. Na primeira bateria da Pró-500, ele teve trabalho do começo ao fim em uma grande disputa com o piloto Bruno Miloni. Os dois andaram o tempo todo juntos, fazendo uso do vácuo para realizar ultrapassagens. A decisão aconteceu apenas nas voltas finais, quando João tomou a frente para cruzar a linha de chegada em primeiro.

 

“Foi uma grande prova. Já corri várias vezes como companheiro do Bruno e, mesmo sendo adversários hoje, fizemos uma disputa muito limpa. Sem toques e com boas ultrapassagens”, lembrou o bicampeão da Copa Brasil de Kart, que ainda foi terceiro colocado na bateria da Pró-500 válida pela terceira etapa da competição.

 

Apesar da alegria proporcionada pela vitória, João teve um dia difícil na Granja Viana. A rodada começou com uma problemática corrida na Shifter Kart, e foi completada por uma prova de início tumultuado na Stock 125. Na Shifter João partiu da sétima posição, e depois de um problema na largada, conseguiu recuperar terreno e receber a bandeirada final em oitavo.

 

“A Shifter é uma categoria muito equilibrada, e por isso qualquer erro pode comprometer o resultado final. Acabei perdendo tempo na largada e tive que passar o restante da corrida recuperando posições”, lembrou o piloto.

 

Na Stock 125, João acabou saindo da pista na largada e só retornou à pista na última posição. Sem chances de pódio, ele tratou de trabalhar visando a bateria seguinte – já que a melhor volta na primeira prova do dia rende à dupla a pole position na segunda prova. E terminou com o objetivo alcançado: cravou a melhor volta da corrida e ajudou seu companheiro de equipe, William Freire, a garantir a vitória na bateria seguinte.

 

“A prova da Stock também foi problemática. Quando escapei depois da largada o motor apagou e não pegava. Tive algum problema na partida elétrica e isso fez com que eu perdesse muito tempo. Voltei com a meta de conseguir a melhor posição de largada na outra prova e deu certo”, narrou Gonçalves.

 

João volta a competir agora no próximo dia 28 de junho, quando a Copa São Paulo Granja Viana fará sua quinta etapa da temporada 2008.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!