publicidade
11/03/2005 10:54

Inspiração na Fórmula 1 é a receita de Escarlate

Autor: Alessandro da Mata Lemos


Dentre as novidades da temporada 2005 da Fórmula 1, o uso de um único jogo de pneus durante a tomada de tempos e a corrida está para Carlos Escarlate como uma das imposições mais semelhantes a realidade do kart.

Inspirado pelas estratégias adotadas na principal competição do automobilismo mundial, ele pretende fazer bonito e subir ao pódio neste sábado (12/3), na 2ª etapa do Campeonato Paulista Ligth, categoria Novatos, no Kartódromo de Aldeia da Serra, Barueri.

Na prova de abertura da Fórmula 1, realizada no último final de semana em Melbourne, Austrália, a eficiente utilização dos pneus foi um dos fatores determinantes na vitória de Giancarlo Fisichella (Renault). Esta observação serviu de estímulo à Escarlate: "Preservar um composto voltado à durabilidade significa valorizar o conjunto, propiciando um desempenho muito mais regular do equipamento e do piloto".

Se na teoria parece complexo, a prática revela barreiras nada simples a serem vencidas, conforme explica o próprio piloto: "Como o kart fica muito tempo grudado no chão, é preciso desviar das borrachas que, devido ao forte calor, se soltam pela pista. Por isso, o ideal não é ser o mais rápido, mas sim manter uma boa velocidade média constante".

Além dos pneus, Escarlate dá atenção especial às diferenças do traçado, modificado para esta etapa: "É essencial obter uma boa posição no grid de largada, pois há muitas curvas de baixa velocidade, o que representa poucas chances de ultrapassagem". No sábado pela manhã, o piloto participa de uma rápida sessão de aquecimento e em seguida parte para as voltas de classificação. À tarde começa a seqüência de baterias. "Sei que será muito difícil, mas espero repetir a pole position da primeira corrida, além de ter um pouco mais de sorte na prova."

  • Não há comentários cadastrados até o momento!