publicidade
05/10/2021 13:21

Heitor Vasconcelos mantém liderança na F4 Júnior após punição controversa na 8ª etapa do Light

Autor: Alex Cronhal - com revisão de Erno Drehmer


Foto: Eni Alves

Heitor Vasconcelos


A 8ª etapa da Copa São Paulo Light, disputada no Kartódromo Aldeia da Serra no último sábado (2), foi de manutenção da liderança para Heitor Vasconcelos (APVS Brasil) apesar de uma punição controversa.

Já nos treinos livres o piloto da categoria F4 Júnior mostrava estar adaptado às condições da pista, mas sabia que não teria uma tarefa fácil na tomada de tempos. Largando em quarto na primeira bateria, a 2 décimos do pole, Heitor não conseguiu tracionar da forma desejada e perdeu algumas posições, logo recuperadas.

Após disputas intensas, Heitor Vasconcelos fechou a corrida 1 em terceiro, posição em que terminou após receber uma punição. “Estou querendo entender a punição. Pelo que sei, posso mudar pelo menos uma vez de posição e foi o que fiz. Entrei na reta já tomando a posição defensiva, ainda deixei espaço pra um kart e cruzei a linha de chegada em terceiro. Me sinto prejudicado por algo que não fiz”, declarou Heitor, referindo-se à regra estabelecida pela FIA e seguida pelo automobilismo e kartismo no Brasil.

O piloto reclamou, mas a punição foi mantida e, assim, Heitor Vasconcelos finalizou a primeira corrida em quarto.

Na largada da segunda corrida, Heitor ficou ‘encaixotado’ e pressionado para o lado de fora da pista perdendo várias posições. Mas, depois de ter pista livre, ele conseguiu manter um ritmo forte durante a corrida e se aproximou do pelotão da frente.

Porém, o asfalto abrasivo do Kartódromo Aldeia da Serra acaba se tornando uma armadilha aos pilotos que têm que realizar uma tocada mais agressiva. Isso faz com que os pneus se aqueçam mais rapidamente, fazendo a pressão interna subir, tornando o kart escorregadio e difícil de pilotar. Foi o que aconteceu com o kart de Heitor, que, apesar de todas as dificuldades, terminou em sexto e com a melhor volta da corrida.

Na somatória, Heitor Vasconcelos subiu no pódio, terminando a etapa em 6º e divide a liderança da F4 Júnior com Ricardo de Moraes após a aplicação dos descartes. Na pontuação bruta, Vasconcelos é o segundo colocado, atrás de Moraes. O piloto conta com o apoio da APVS Brasil – A maior Associação de Proteção Veicular da América Latina e preparação da AS Racing Kart.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!