publicidade
17/08/2005 11:30

Confira a manifestação oficial da FASP a respeito da mudança de local do Paulista

Autor: Serviço de Imprensa da Federação de Automobilismo de São Paulo - Américo Teixeira Jr.


Em atendimento a solicitação dos pilotos, a Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) alterou na noite de ontem (terça-feira, 16 de agosto) o local da rodada dupla do Campeonato Paulista de Kart, válida pelas etapas 8 e 9 (19 e 20 de agosto). Marcada inicialmente para o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, a competição foi transferida para Aldeia da Serra. O motivo foi o desrespeito para com os competidores demonstrado pela administração do tradicional kartódromo paulistano.

 

Os kartistas foram surpreendidos nesta terça-feira, dia em que principalmente as equipes de outros estados começaram a chegar a Interlagos, com os novos procedimentos adotados pela administração. Pessoas se dizendo ligadas à administração do autódromo e à prefeitura (senhores Tuta, Marcão e Meloni) tentaram cobrar pelo estacionamento dos veículos das equipes. Além do fato de essa cobrança nunca ter sido feita, não houve qualquer aviso anterior sobre as novas medidas.

 

Mas as taxas não se constituíram no principal fator para o protesto dos kartistas. O que mais revoltou o grupo presente a Interlagos foi a postura dos funcionários classificada como “arrogante”. Diante da argumentação dos responsáveis pelas equipes, os administradores “convidaram” a todos a se retirar, sob a alegação de o kartismo não interessa para a prefeitura e que não serve para nada.

 

A atitude demonstrou total despreparo do pessoal que atua na área, que anteriormente estava sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes. Entretanto, de maneira até agora não explicada, foi transferida nesta gestão para o Anhembi.

 

Trata-se da primeira vez que uma praça aberta ao público - Projeto de Lei apresentado pelo nobre vereador Antônio Goulart - está sendo explorada por uma entidade de economia mista, cuja finalidade única e exclusiva é a de arrecadar taxas ou verbas a título de imposto. Todos são resquícios deixados pela administração anterior, que não foram substituídos sem que se saiba o motivo.

 

Diante desse quadro, pilotos e mecânicos se reuniram para expor a situação à Federação de Automobilismo de São Paulo, que imediatamente entrou em contato com a direção do Kartódromo de Aldeia da Serra. Embora o pedido tenha sido prontamente atendido no sentido de acolher a competição estadual, a programação precisou sofrer alguns ajustes. Isso porque na manhã de sábado haverá um evento previamente marcado para o kartódromo localizado na cidade de Barueri, região de Grande São Paulo. As largadas do Paulista, por esse motivo, acontecerão na tarde de sábado, com classificação na sexta.

 

A prova estava marcada para Interlagos a pedido do administrador Chico Rosa e a postura administrativa que “expulsou” os kartistas do Kartódromo Ayrton Senna poderá ter conseqüências futuras, pois uma etapa do Campeonato Paulista de Kart, direta e indiretamente, envolve cerca de 1.500 pessoas.

 

No bojo do desenvolvimento que atinge o automobilismo brasileiro de maneira geral, o kartismo é grande gerador de empregos, desenvolvimento técnico e formador de talentos para o esporte. Especificamente em Interlagos, tem um papel social muito forte, tendo em vista que a modalidade dá emprego e gera recursos para diversas famílias das comunidades carentes da Zona Sul de São Paulo.

 

Em função do ocorrido, está sendo criada uma comissão que deverá interceder junto a Câmara Municipal. O objetivo é obter dos vereadores um esclarecimento sobre o interesse ou não na manutenção do kartódromo e do autódromo. Apesar de o problema estar inicialmente circunscrito ao kartódromo, uma anomalia dessa natureza poderá ter reflexos na própria existência do Autódromo Municipal José Carlos Pace. Para as pessoas cultas, o kartódromo é o “berço” de todo piloto. Porém, para os que estão entendendo o kartismo como algo menor e dispensável, a inexistência do kartódromo poderia justificar, inclusive, o aniquilamento do próprio autódromo.

 

Por seu turno, a Federação de Automobilismo de São Paulo estará reunida com a direção do Anhembi, órgão do município onde está locado o complexo de Interlagos nesta gestão municipal, para tratar de assuntos relativos as provas no local e, sobretudo, sobre o desrespeito aos competidores de São Paulo e de várias partes do Brasil. O encontro se justifica por que os funcionários do kartódromo citaram especificamente a direção da empresa como a responsável pelas novas medidas administrativas.
  • 17/08/2005 12:47 Julio C. Pacetti

    Os kartistas deveriam solicitar a solidariedade dos demais pilotos e equipes do automobilismo nacional afim de bater de frente com esse desrespeito, afinal todos os pilotos , de categorias maiores, já foram kartistas, essa categoria que é o principio de tudo, e sempre é relegada a segundo plano. Chega! vamos aproveitar essa situação ridicula e nos fazer representar EXIGINDO QUE SE COLOQUE O KART NO SEU DEVIDO LUGAR, QUE É O TOPO DO ESPORTE AUTOMOTOR. No todo geramos mais empregos ,recolhemos mais taxas, que qualquer outra categoria do automobilismo. Vamos recorrear a CBA ( que tem força e meios politicos) para acabar de vez com essa palhaçada. Os "acertos" da administração pública que fiquem com eles e não nos atrapalhem, já que nunca nos ajudaram.

  • 17/08/2005 17:05 João Antonio Peres

    Caros Pilotos e Preparadores
    Como kartista amador. acho que o problema não é bem esse, antigamente quem ganhava muito eram o grupo dos clubes, que cobravam uma fortuna por uma inscrição, e pagavam nada para a Prefeitura, no novo formato as "taxas" tem que ser divididas, desta forma não serve para eles, mas o piloto sempre tem que pagar o pato, com certeza a inscrição na Aldeia não Baixará "nada".

  • 17/08/2005 19:38 Antonio Silva

    Caro Pilotos,todos deveriam aproveitar e parar o campeonato paulista que não serve para nada,a não ser para os fraudinhas do clube ganhar dinheiro,eles só veem isso.vamos todos para Paulista Light......somente.