publicidade
18/05/2005 10:55

Clemente Faria Jr. disputou 1a. etapa do Europeu na França

Autor: Extrabold Press - Nei Tessari


O tricampeão brasileiro de kart Clemente Faria Júnior (Oi / Banco Rural / Barbosa Mello / RM Sistemas) participou no último final de semana (14 e 15 de maio) da abertura do Campeonato Europeu de Kart, que foi realizada na cidade de Angerville, nos arredores de Paris, na França. O torneio reúne mais de 60 competidores na categoria Fórmula A, a mais importante do kartismo mundial. Competindo com os motores de 100cc – nas competições no Brasil o motor é de 125cc – Clemente não conseguiu chegar nas baterias finais da etapa, terminando a repescagem na 13ª colocação. “Acho que me faltou um pouco de experiência de corrida com os motores de 100cc. Nos treinos eu virava rápido, mas nas corridas não consegui o mesmo desempenho”, confessou o piloto mineiro. “Esse tipo de motor exige uma condução diferente, principalmente no momento das ultrapassagens, porque ele tem menos força nas saídas de curva do que os motores que costumo usar no Brasil”, comparou.

O sistema de disputa de uma rodada do Europeu de Kart, com duas tomadas de tempo, três baterias eliminatórias e as duas provas finais que efetivamente valem pontos para o torneio, também difere bastante das corridas no Brasil, onde os pilotos normalmente disputam apenas uma corrida por evento. Em Angerville, o tempo instável pregou uma peça nos pilotos logo na tomada de tempos. “Meu grupo foi para a pista com o asfalto bastante molhado. Cheguei a estar em sétimo lugar, mas quando o outro grupo entrou para a tomada de tempos a pista já estava secando e por isso caí para a 39ª colocação”, lamentou Clemente Júnior. “Foi uma loteria e eu não acertei os números premiados”, brincou o piloto. Com esse resultado, Clemente se viu obrigado a largar sempre na décima fila nos encontros de grupos das baterias eliminatórias. No Europeu de Kart, os 64 pilotos inscritos são divididos em quatro grupos que se enfrentam dois-a-dois. Cada piloto acaba disputando três baterias para tentar se classificar direto para as finais - privilégio assegurado apenas aos 28 melhores classificados nesta fase eliminatória.

Clemente foi à pista para a primeira bateria com pneus para chuva molhada, já que voltara a chover em Angerville cinco minutos antes da largada. O brasileiro foi um dos destaques da primeira metade da prova, pilotando com agressividade e ganhando dez posições até a quarta volta. “Eu vinha bem na corrida, mas a pista estava muito traiçoeira. Acabei escapando no final da reta e fui parar na caixa de brita”, narrou o piloto mineiro. “Perdi quinze posições e ainda consegui recuperar cinco até a bandeirada, mas mesmo assim foi um erro que me custou caro. Arrisquei demais e acabei ultrapassando o limite na freada”, admitiu Clemente.

Na segunda corrida, já com pista seca, Clemente teve que sair da pista pela grama logo após a largada, para desviar de um acidente. Apesar de perder diversas posições na manobra, o brasileiro conseguiu se recuperar e terminou em 17º. Na terceira e última bateria, Clemente terminou em 19º lugar e classificou-se para a repescagem. A prova que colocaria em jogo as últimas seis vagas para as finais em Angerville reuniu 34 pilotos. Na primeira tentativa de largada, a corrida foi interrompida com bandeira vermelha devido a um acidente envolvendo pelo menos 15 karts. Na segunda largada, Clemente pulou da 10ª para a 8ª colocação e ainda na primeira volta assumiu o sexto posto. Pouco depois, o piloto de Belo Horizonte foi ultrapassado pelo suíço Leonardo Corti e na tentativa de dar o troco foi fechado e caiu na parte suja da pista, perdendo muitas posições. “Em todas as corridas tive que largar no meio do pelotão. Isso dificulta muito porque todo mundo quer chegar entre os primeiros. Vale tudo lá no meio. Estive perto da final dessa vez, mas nas próximas etapas espero ter mais sorte na tomada de tempo. Largar na frente nas eliminatórias é fundamental”, analisou Clemente.

A próxima etapa do Campeonato Europeu de Kart acontece no dia 26 de junho em Mariembourg, no sul da Bélgica. Antes disso, Clemente Júnior deve disputar uma etapa do Campeonato Paulista de Kart e provavelmente uma prova em Ipatinga, interior de Minas Gerais, na pista que irá sediar uma das fases do Brasileiro de Kart 2005.

Premiação CBA

Na última segunda-feira, em uma festa onde a Confederação Brasileira de Automobilismo premiou os campeões e vice-campeões do kartismo e automobilismo na temporada 2004, o mineiro Clemente Faria Júnior foi homenageado com um troféu pela conquista do Campeonato Brasileiro de Kart, na categoria Sudam C. Clemente não pôde comparecer pessoalmente à cerimônia por estar retornando de viagem da França. “Não pude ir a festa por causa da etapa do Europeu, mas agradeço a CBA pelo incentivo e reconhecimento”, declarou o jovem piloto de 17 anos de idade, que no ano passado conquistou o seu terceiro título nacional consecutivo. A cerimônia foi realizada no Hotel Transamérica, em São Paulo.
  • Não há comentários cadastrados até o momento!