publicidade
31/05/2005 13:17

Clemente Faria Jr. compete na volta do Paulista à Granja Viana

Autor: Extrabold Press - Nei Tessari


Alguns pilotos que disputam o Campeonato Paulista de Kart, terão pela frente uma “novidade” na sexta etapa que será disputada neste sábado (4/6), a partir do meio-dia. Depois de quatro anos, o tradicional Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, volta a receber uma etapa da competição, que nas últimas temporadas vem se concentrando nas pistas de Interlagos, na Capital, e Aldeia da Serra, em Barueri. Para o mineiro Clemente Faria Júnior (Oi / Banco Rural / Barbosa Mello / RM Sistemas) esse hiato de tempo desde a sua última participação em uma etapa do Paulista de Kart no circuito Granja Viana é ainda maior.  A última vez que o tricampeão brasileiro de kart competiu pelo regional nesta pista foi em 1998, portanto, há sete anos atrás. “Eu tinha dez anos de idade e ainda era da categoria Júnior Menor. Nossa, como faz tempo!”, espanta-se Clemente, na época ainda um piloto em início de carreira e hoje um dos principais nomes do kartismo no Brasil.

No entanto, a pista da Granja Viana não é de total desconhecimento para Clemente Faria Júnior. Há alguns anos ele disputa a tradicional provas 500 Milhas de Kart, uma corrida de longa duração, realizada com motores quatro tempos. No ano passado, fazendo parte do Time Oi, Clemente terminou a corrida na quarta colocação, subindo ao pódio. “A 500 Milhas é realizada em um traçado diferente, que só é usado nesta corrida”, lembra o piloto mineiro, referindo-se às variações de traçado que possui o kartódromo de Cotia. “O legal da Granja Viana é que a pista é cheia de subidas e descidas, bem diferente de Interlagos e da Aldeia da Serra”, compara o tricampeão brasileiro.

Competir em traçados aos quais não está acostumado não chega a ser uma novidade para Clemente Júnior. Desde quando estreou no kartismo o piloto mineiro vem tendo uma carreira de “peregrinação” por diversas pistas do Brasil e do exterior. “No início eu competia muito no interior de Minas Gerais, até em pistas de rua”, lembra. Nos últimos anos, Clemente usa a pista do Kartódromo Serra Verde, em Belo Horizonte, como base de treinamento, mas vem competindo em diversos circuitos por todo país e também no exterior. Na temporada 2005, por exemplo, o piloto mineiro já disputou provas em São Paulo (Interlagos), na Argentina, Itália e França. Até o final do ano ele ainda deverá competir em Ipatinga (MG), Campo Grande (MS) e em setembro disputará o Mundial de Kart, em Portugal. “Com o tempo você se acostuma a pegar a mão da pista muito rápido. O segredo é trabalhar bem no acerto de chassi para as características de cada circuito”, ensina Clemente.  “Na Granja Viana é importante ter um bom acerto para saídas de curva, por causa das subidas, além de uma boa estabilidade no miolo do circuito, onde não é fácil, mas também dá para ultrapassar”, sintetiza o piloto da Oi / Banco Rural / Barbosa Mello / Rm Sistemas.

O Kartódromo Granja Viana fica na cidade de Cotia. A entrada para a pista fica no km 24,5 da Rodovia Raposo Tavares, na saída para o Jardim da Gloria. As movimentações na pista começam pela manha e a entrada é franca.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!