publicidade
04/05/2018 08:30

Ricardo Gracia Filho disputa rodada de abertura do Troféu Academia CIK/FIA na França

Autor: Motorbiz


Foto: Rodrigo Guimarães

Ricardo Gracia Filho


O piloto biriguiense Ricardo Gracia, de 13 anos, um dos destaques do kartismo nacional em 2017 e que se sagrou campeão brasileiro da categoria Júnior Menor, terá o gostinho de competir em terras internacionais levando a bandeira do país em seu kart. Gracia será um dos dois representantes brasileiros no CIK-FIA Academy Trophy, prestigiado campeonato organizado pela entidade responsável pelo kartismo da Federação Internacional de Automobilismo (CIK-FIA), e que é disputado inteiramente na Europa.

O torneio é composto por três etapas e tem início neste final de semana em Salbris, na França (a cerca de 200 km de Paris). A competição terá continuidade na cidade de Lonato, na Itália, entre os dias 13 a 15 de julho, e a etapa final está agendada para os dias 7 e 9 de setembro, em Genk, na Bélgica.

No total, 50 pilotos de cerca de 40 países diferentes estão inscritos para a etapa francesa, sendo que todos foram nomeados pelas confederações locais baseados nos resultados obtidos nas principais competições nacionais e outros critérios técnicos. E entre os inscritos que vão competir com Ricardo Gracia está Rintaro Sato, filho do ex-piloto de Fórmula 1 e vencedor da edição 2017 das 500 Milhas de Indianápolis, Takuma Sato, o que dá mostras da importância do torneio.

O primeiro desafio de Gracia na Europa começou ontem (3) e segue durante o final de semana. Os treinos na pista começaram nesta quinta-feira, enquanto hoje será realizada a tomada de tempos, marcada para às 12h20. No sábado, acontecem duas corridas classificatórias (a partir das 6h25) – o regulamento prevê que os pilotos sejam divididos em grupos (A, B, C e D) e disputem entre si para a formação do grid da corrida final. Já no domingo, a última classificatória define a ordem da grande final, cujo resultado determina o vencedor da etapa.

Sempre quis correr na Europa e o título no Campeonato Brasileiro em 2017 me proporcionou a realização deste sonho. Não vejo a hora de entrar na pista e poder representar o Brasil nessa competição que é praticamente um mundial de kart. Disputar esse troféu será um aprendizado muito importante para minha carreira, então vou aproveitar ao máximo esse desafio e vou trabalhar bastante para alcançar bons resultados nesta temporada”, revelou o piloto.

Vale destacar que o CIK-FIA Academy Trophy é um campeonato disputado em paralelo ao Campeonato Europeu, correndo junto nas mesmas pistas e datas, e tem como característica principal o equilíbrio entre os competidores. Neste torneio, que tem o objetivo de revelar novos talentos para o automobilismo internacional, os karts são novos e equalizados para todos os participantes (com idades entre 12 e 14 anos), que só podem contar com a ajuda de um preparador para fazer poucas alterações básicas, como ajustes finos, garantindo que vençam os melhores pilotos. O equipamento para esta edição será fornecido pela Exprit (fabricante italiana de chassis), com motores Vortex e pneus LeCont.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!