publicidade
15/09/2006 14:21

Kartismo faz 50 anos em 2006 e CIK / FIA comemora com uma exibição

Autor: CIK


Art Ingels, com sua esposa Ruth, em Pasadena, Califórnia, é o pai do kartismo - Foto: CIK


Em 2006, o kartismo está celebrando seus 50 anos. Por esta razão, a CIK / FIA fará uma exibição de karts em 6, 7 e 8 de outubro, em Genebra, juntamente com a primeira edição do Geneva Classics, um novo evento dedicado à história da locomoção. Carros históricos, motocicletas, karts, barcos e aviões serão mostrados neste evento.

A CIK / FIA selecionou oito karts que, por seu design, seus resultados ou por quem os guiou, marcaram a história do kartismo mundial.

O “top” desta exibição será o primeiro kart construído. Ele foi “pensado”, desenhado e fabricado em agosto de 1956, nos Estados Unidos, por Art Inglês e Lou Borelli. Naqueles dias, estes inventores provavelmente não tinham idéia de que aquele pequeno veículo se transformaria em uma febre mundial e também em um trampolim para diversas gerações de pilotos de Fórmula 1.

Com este objetivo, o de mostrar em que aquela invenção se transformou, a CIK / FIA exibirá os karts originais onde pilotos como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Mika Hakkinen e Kimi Räikkönen mostraram seu talento.

A evolução do kartismo será enfatizada e o primeiro kart fabricado será exposto ao lado do kart que, alguns dias antes, tiver vencido o Campeonato Mundial de Kart, que será realizado em Angerville, na França, e terá seu campeão conhecido no domingo, 1/10. Os visitantes terão oportunidade de apreciar as progressivas mudanças introduzidas durante estas cinco décadas de existência do kartismo: sofisticação do chassi, posição dos motores, evolução dos pneus, melhorias na segurança, entre outras.

Geneva Classis será aberta ao público na sexta (6), das 10 às 20, no sábado (7), das 10 às 18 e no domingo (8), das 10 às 18. O dia 5 (quinta) será reservado para a imprensa. Os horários são locais.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!