publicidade
22/01/2019 12:07

Kartódromo Speed Park está oficialmente homologado pela CIK/FIA e poderá receber o Mundial em 2020

Autor: Diário Motorsport | Américo Teixeira Júnior


Foto: CIK/FIA

Sob o número 1060 e assinada pelo presidente Felipe Massa, foi expedida ontem pela Comissão Internacional de Kart da FIA a licença de circuito internacional para o Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP).

A licença tem validade até o dia 21 de janeiro de 2022 e credencia o circuito de 1.250 metros a sediar competições no âmbito CIK/FIA do Grupo 1 (KF1, ZK1) e Grupo 2 (OK, KF2, OK-Junior, KF3, KF4 e KZ2). A inspeção foi realizada no dia 24 de novembro do ano passado e esteve a cargo do inspetor Franz Schreiner, que foi recebido pelo dirigente Giovanni Guerra, representante da CBA na Comissão, e o empresário Ricardo Gracia, proprietário do complexo.

Com a homologação foi superada a primeira fase de uma ação que pretende atrair para Birigui, em 2020, a realização do Mundial CIK/FIA nas categorias OK e OK-Junior. Entretanto, há toda uma tramitação a ser cumprida, que começa pelo registro da candidatura por parte da CBA, passa obrigatoriamente pelo Conselho da CIK e também pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA.

Essa outra fase tem de ser cumprida agora em 2019 e não estão descartadas candidaturas de outras cidades ao redor do mundo. Isso significa dizer que a homologação não garante automaticamente a realização do Mundial, em que pesem os apoios já conseguidos, inclusive da Prefeitura de Birigui. Mas é verdade também que, sem ela, nem o registro da candidatura poderia ser feito.

De todo modo, Felipe Massa se mostra otimista quanto as chances de Birigui, pois desde o início tudo foi feito rigorosamente de acordo com as normas da entidade internacional. Ele próprio esteve visitando o local no ano passado, acompanhado do presidente da CBA Waldner Bernardo, e aprovou o que viu.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!