publicidade
24/04/2020 13:58

FIA Karting entrevistou Gastão Fráguas, nosso segundo campeão mundial de kart na história

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer - com FIA Karting


Foto: Arquivo

Gastão Fráguas no Campeonato Mundial de 1995


O brasileiro Gastão Fráguas, hoje com 43 anos, entrou para a história do kartismo internacional após uma notável temporada em 1995, quando morava na Bélgica e conquistou o Campeonato Mundial na categoria Fórmula A com um chassi Tony Kart e motores Italsistem.

Depois de seguir carreira no automobilismo, atualmente Fráguas trabalha na gestão da carreira de pilotos, o que lhe permite compartilhar sua experiência com seus clientes, levando-os também para competir no automobilismo europeu.

Nesta sexta-feira (24) o site da CIK/FIA publicou uma entrevista com Gastão Fráguas, um dos nossos três campeões mundiais de kart – os outros dois foram Guga Ribas (1986) e Ruben Carrapatoso (1998).

FIA Karting – Gastão, como você começou sua carreira no kartismo?
Fráguas – Bem, eu comecei tarde, com 15 anos, depois de descobrir o kart graças a um primo. Eu tinha talento e tive sucesso em algumas corridas. Em 1993 tentei a sorte na Europa, no Mundial, competindo na Fórmula A. Eu era bastante rápido, mas não tinha muita experiência. E acabei não chegando à Final por conta de uma capotagem devido ao freio quebrado.

Em 1994 cruzei com Roland Maréchal. Eu havia ficado muito impressionado com o desempenho dos chassis Tony Kart de sua equipe. Tive um bom contato com ele e chegamos a um acordo para eu participar do Mundial em Córdoba, na Argentina. E, mais uma vez, estive rápido e competitivo e terminei em 15º na Final.

FIA Karting – Como foi a temporada de 1995?
Fráguas – Eu estava determinado a dar um grande passo à frente e aceitei a oferta de Roland Maréchal de morar na Bélgica. Foi uma grande mudança de cenário, eu estava longe da minha família e amigos, mas o resultado foi muito positivo. Corri várias provas do Campeonato Belga e Italiano, sempre na Fórmula A. Comecei bem o Europeu com um 2º lugar em Lonato e terminei o campeonato em 2º, atrás do Giorgio Pantano, depois outro 2º lugar em Salbris. Enquanto isso, eu fui 3º na Copa do Mundo em Suzuka. Eu acreditava nas minhas chances para o Mundial em Valence. Tudo correu bem e eu fui campeão, superando o Jenson Button. Realmente foi uma temporada extraordinária, no topo do kartismo internacional, e não me arrependo do sacrifício de me mudar para a Europa.

FIA Karting – O que aconteceu após a conquista do título mundial?
Fráguas – Mudei para a Fórmula Super A no ano seguinte, mas quebrei a clavícula e isso comprometeu minha temporada. Fiquei fora das pistas por dois meses e, por isso, eu não estava pronto para o Mundial em Lonato. Em 1997 entrei para a equipe de Terry Fullerton ao lado de Anthony Davidson. Foi interessante em termos de desenvolvimento de equipamentos, mas complicado quando se fala em resultados. Foi quando gradualmente me mudei para os monopostos.

FIA Karting – Como você resume sua experiência nos autódromos?
Fráguas – Competi na Fórmula Renault em 98 e 99 e depois na Fórmula 3 no Brasil em 2000 antes de “pendurar” o capacete em 2001. Percebi depois que estava perdendo a gestão profissional da minha carreira, pois não consegui tirar proveito dos resultados que tive no kart. As portas se abriram, mas talvez eu não tenha feito as escolhas certas. Eu estava pensando em Jenson Button, que terminou em segundo no Mundial de 95, atrás de mim. Ele tinha um plano de carreira bem estruturado que lhe permitia continuar com sucesso no automobilismo. Foi isso que me fez querer ir para o outro “lado da cerca” e cuidar de jovens pilotos, para que eles possam desenvolver seu talento e criar oportunidades. Por isso, iniciei minha atividade de gerenciamento em 2002.

FIA Karting – Com quem você trabalha ou trabalhou?
Fráguas – Antes mesmo de começar este trabalho, eu havia aconselhado meu amigo Ruben Carrapatoso a correr na Europa e fiz a conexão com Roland Maréchal. Tenho orgulho de ter contribuído para a vitória de um brasileiro em outro Mundial, o de 1998. Cuidei de Caio Collet a partir de 2014 e o incentivei a vir correr na Europa. Foi assim que ele conseguiu seu lugar na equipe oficial da Kosmic em 2015, liderada por Olivier Maréchal, para continuar a grande história que comecei com seu pai. Caio imediatamente conquistou o 2º lugar em uma etapa do Europeu CIK-FIA pela Júnior, em Portugal, terminando o campeonato em 6º. em Portimão, terminando em 6º na classificação. Depois ele terminou o Mundial no top 3 como o melhor estreante.

FIA Karting – Como é o kartismo no Brasil?
Fráguas – Na minha época, o kartismo brasileiro estava em um nível alto e pude aprender o suficiente para ser competitivo assim que cheguei à Europa. Mas não continuamos a progredir depois, por várias razões, enquanto a Europa progredia constantemente. A diferença agora é muito maior e é difícil para um piloto brasileiro chegar no kartismo europeu. Temos bons pilotos no Brasil, mas menos do que antes, porque o padrão de competição é menor. Agora é essencial vir competir na Europa para os grandes eventos internacionais, mesmo que não seja barato.

Realizarmos um Mundial no Brasil é um evento muito importante para o nosso país e agradecemos a Felipe Massa por apoiar. O Mundial não acontecerá como planejado em 2020 por conta do COVID-19, mas contamos com este evento, agora agendado para 2021, para reviver as corridas no Brasil e dar um impulso ao kartismo. Espero que a situação atual não seja prejudicial para esta grande iniciativa.

Assista a conquista do título:

  • Não há comentários cadastrados até o momento!