publicidade
28/02/2019 17:10

Campeão sul-americano, João Pedro Maia estreou na Fórmula Vee Júnior com vitória em Interlagos

Autor: Fernando Santos


Foto: Fernando Santos

Wilson Fittipaldi e João Pedro Maia


Uma jovem promessa do automobilismo nacional segue os passos de grandes nomes do esporte. João Pedro Maia, de 14 anos, brilhou com títulos no kart em 2018 e agora dá um salto na carreira com sua estreia na Fórmula Vee, categoria que revelou os campeões mundiais Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet.

O garoto de Campinas, no interior de São Paulo, escolheu a FVee por ser a categoria mais tradicional do país na formação e revelação de talentos. Já são mais de 50 anos desde que Emerson e o irmão Wilsinho colocaram na pista os primeiros monopostos de baixo custo e que formam até hoje a categoria do automobilismo mais praticada no mundo.

João Pedro fez os primeiros treinos ainda em 2018. No início deste ano, ele iniciou a disputa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee. E começa a se destacar. Em fevereiro, ele venceu pela primeira vez na FVee Júnior, a categoria destinada a jovens pilotos de até 19 anos. E já está entre os primeiros colocados na classificação geral.

“Meu sonho é fazer carreira no automobilismo. É o que sempre quis, desde que comecei no kart. E agora tenho a oportunidade de aprender a pilotar e conhecer os conceitos básicos do carro e seus ajustes”, diz João Pedro Maia, que no ano passado faturou os títulos sul-americano e sul-brasileiro de kart.

Para isso, ele conta com um verdadeiro mestre. Wilson Fittipaldi será o coach de João Pedro na FVee. Além de contar com instruções sobre técnicas de pilotagem e acerto do carro, o jovem piloto receberá orientações para o desenvolvimento e gerenciamento de sua carreira.

A primeira prova com Wilsinho como coach aconteceu em 23 de fevereiro, pela segunda etapa do Campeonato Paulista de FVee. João Pedro venceu a primeira bateria na Júnior e foi segundo na outra.

Seu desempenho chamou a atenção dos pilotos mais experientes. Na primeira prova ele ficou em terceiro lugar na geral. O resultado coloca o garoto na liderança da Fórmula Vee Júnior e na terceira posição na classificação geral.

O novo pupilo é uma aposta para o futuro, segundo Wilsinho. “O João Pedro já mostrou muito talento no kart e está começando bem na Fórmula Vee. É claro que temos um trabalho longo pela frente, mas acredito que ele fez uma boa escolha com a FVee. É um aprendizado que será muito importante lá na frente”, afirma.

Wilsinho lembra que a FVee se notabilizou na década de 1960 por ser a porta de entrada do automobilismo e para a Fórmula 1. Foi lá que ele e o irmão Emerson começaram a competir e depois partiram para a Europa, onde chegaram à Fórmula 1. Nelson Piquet, outro campeão na F1, começou na então Fórmula Super V, uma evolução da FVee.

“Era o primeiro passo para todo o piloto, e continua sendo hoje em dia”, diz Wilsinho. “Milhares de pessoas competem na FVee em mais de 20 país. Pela característica de ser um carro simples e barato, atrai muitos praticantes e se mantém em destaque”.

Para o jovem campeão do kart, as primeiras lições já estão dando resultado. “Nós conversamos bastante e começo a me sentir melhor preparado. Estou confiante para fazer um grande campeonato na Fórmula Vee, buscar títulos e ganhar bagagem para a minha carreira, que espero construir no automobilismo”, diz João Pedro.

Além do Campeonato Paulista, o jovem piloto vai disputar a Copa ECPA, em Piracicaba, a segunda competição mais importante da FVee. A primeira prova será dia 16 de março.

“Piracicaba tem uma pista bastante técnica, por isso é muito importante para quem está começando, para aprender e evoluir”, diz Wilsinho. “Além disso, é importante que o João Pedro ganhe quilometragem, que possa treinar e competir o máximo possível”.

E até onde o jovem piloto pode ir? “Nos últimos anos, o Brasil não investiu neste trabalho de base. Não por acaso estamos hoje sem nenhum brasileiro na Fórmula 1. Isso não significa que o João Pedro ou outro garoto que corre na FVee chegará à F1. Mas este é o começo”, analisa Wilsinho.

“Chegar à Fórmula 1 é o sonho de todos. Mas ainda é muito cedo e também há outras possibilidades. Vamos acelerar aos poucos. Estou começando, muito animado e confiante. Adoro o kart, vou continuar disputando algumas provas, e de olho lá na frente. Vamos ver até onde posso chegar”, diz João Pedro.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!