publicidade
28/03/2018 14:23

Caio Collet compete em Nogaro, na França, e inicia sua primeira temporada na Fórmula 4 Francesa

Autor: FG Com


Foto: Winfield | M. Mathurin - T. Fenetre

Caio Collet


O paulista Caio Collet (All Road Management / Matrix Energy Trading) inicia neste final de semana uma nova fase em sua carreira. O piloto de 15 anos disputará a Fórmula 4 Francesa, que terá sete etapas ao longo do ano, no total de 21 corridas.

Com o prêmio de 100 mil euros para o campeão, além da chance de integrar a Renault Sport Academy, a Fórmula 4 Francesa tem gestão única. Portanto, não possui equipes e a igualdade do equipamento permite transparecer ainda mais o talento dos pilotos. A disputa deste ano também terá um carro totalmente novo, com chassis Mygale e motor de 160 cavalos construído pela Renault.

A etapa inicial será realizada no circuito Paul Armagnac, em Nogaro, na França. O campeonato ainda passa por outras importantes pistas francesas (Paul Ricard, Magny-Cours, Pau e Dijon), além de circuitos importantes da Europa e palcos de GPs da Fórmula 1, como Spa-Francorchamps e Jerez.

Com uma carreira vitoriosa no kart, Collet faz este ano sua transição para os monopostos e os resultados até aqui já impressionam. No início do ano, o piloto venceu uma prova e foi ao pódio em cinco das outras corridas que disputou na F4 dos Emirados Árabes e também venceu a seletiva “Volante Winfield”, que já revelou grandes campeões e lendas do automobilismo mundial, entre eles o tetracampeão de Fórmula 1 Alain Prost e o campeão da F1 de 1996 Damon Hill. A vitória deu a ele a temporada completa na F4 Francesa.

“A expectativa para a temporada é muito boa. Realizamos um programa de testes nesta pré-temporada e andei em praticamente todos os circuitos em que irei correr. Estou muito confiante para essa primeira etapa. A gente vem trabalhando duro desde o início do ano e não vejo a hora de acelerar”, destacou Collet.

“A F4 Francesa é um campeonato difícil, com uma metodologia diferente dos demais, porque é mono gestão, não tem equipes, o equipamento é igual para todos e o que faz a diferença é o piloto. É uma boa base de aprendizado para o primeiro ano e tem uma boa premiação em dinheiro e a chance de fazer parte do programa da Renault. Estou contente por disputar o campeonato neste meu primeiro ano de monopostos”, continuou o piloto, que já acelerou no traçado de 3.653 metros e 14 curvas de Nogaro.

“Fizemos dois dias de treino lá. O traçado é muito legal, achei bem bacana e estou ansioso”, finalizou Collet, que faz parte do grupo de pilotos da All Road Management do empresário Nicolas Todt.

As atividades em Nogaro terão início no sábado (31), com um treino livre e o classificatório, a partir das 10h50 (de Brasília). No domingo (1), a primeira prova terá sua largada às 4h15 e a segunda às 11h25 (de Brasília). Na segunda-feira (2), a rodada será encerrada com a terceira corrida às 6h35 (de Brasília).

Veja como funciona o formato das etapas:
- Um treino livre de 30 minutos
- Um classificatório de 25 minutos
- Grid Corrida 1: formado pela segunda melhor volta no classificatório
- Grid Corrida 2: ordem de chegada da Corrida 1, com os 10 primeiros invertidos
- Grid Corrida 3: formado pela melhor volta no classificatório
- Corridas: 20 minutos de duração + 1 volta
- Pontuação: Os 10 primeiros marcam pontos em cada corrida (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1).

Confira o calendário da Fórmula 4 Francesa 2018:
1 de abril - Nogaro (Fra)
13 de maio - Pau (Fra)
3 de junho - Spa-Francorchamps (Bel)
15 de julho - Dijon (Fra)
9 de setembro - Magny-Cours (Fra)
7 de outubro - Jerez de la Frontera (Esp)
15 de outubro - Paul Ricard (Fra)

  • Não há comentários cadastrados até o momento!