publicidade
23/07/2019 09:21

Depois de largar em último na Pré-Final, Augustus Toniolo é vice-campeão brasileiro

Autor: RF1


Foto: Vitória Drehmer

Augustus Toniolo


Um menino de apenas 8 anos de idade chamou a atenção do público na 54ª edição do Campeonato Brasileiro, cuja final foi disputada neste final de semana em Cascavel (PR). A maneira como Augustus Toniolo lutou até o final pelo título, mesmo tendo que largar em último na Pré-Final, entusiasmou os fãs de automobilismo.

Depois de ser atingido por um competidor ainda na volta de apresentação, o jovem paranaense deu show de ultrapassagens para chegar em 7º na penúltima prova e assim se recuperar na grande final, terminando com o vice-campeonato no Brasileiro, um feito impressionante para quem começou a correr de kart profissional apenas no ano passado.

Queria muito este título e tinha certeza de que a gente tinha uma grande chance. Lutamos até o final. Meu muito obrigado a todos que acreditaram em mim, a Audi, Escola de Kart Senninha, Tuka Rocha, equipe D Racing e a toda minha família”, diz Augustus, que nesta temporada acumula diversas vitórias no Paulista Light e na Copa Interlagos, em São Paulo, onde são disputadas as principais competições nacionais.

Toniolo também chamou atenção no Brasileiro neste ano por sua velocidade e ótimo ritmo de prova, largando sempre na primeira fila em todas as baterias classificatórias e liderando treinos livres. Somando a pontuação das corridas do final de semana, ele conquistou um lugar novamente na primeira fila na Pré-Final e tinha boas chances de conseguir repetir o feito para a prova decisiva.

Ao levar um toque involuntário de um adversário na volta de alinhamento, ele teve que parar no box para o reparo. Não seria dado o início de prova e ele poderia realinhar na segunda posição, mas no final acabaram dando a largada e Augustus saiu uma reta inteira atrás do penúltimo colocado. Ainda assim, fez uma corrida de recuperação impressionante, com mais de dez ultrapassagens para terminar em sétimo. Ele merecia muito o título, mas este vice também foi emocionante pela forma como ele brilhou em seu segundo ano como piloto em competições oficiais”, diz Daniel Ramalho, chefe de equipe do jovem piloto paranaense.

A tocada ousada já é uma característica de Augustus – que tem como ídolos Lewis Hamilton (de quem se inspirou na pintura do capacete, executada pelo designer Raí Caldato, que ganhou o concurso do piloto inglês) e Ayrton Senna. Foi na Escola de Kart Senninha, ministrada pelo piloto de Stock Car Tuka Rocha, onde Augustus começou seus primeiros passos no automobilismo, entrando nas competições profissionais em 2018.

Logo em sua temporada de estreia, Toniolo foi vice-campeão da Copa Super Paraná e do Open da Copa Brasil, sendo o melhor estreante. Com o vice-campeonato no Brasileiro deste ano, o jovem piloto de 8 anos segue sonhando alto.

Meu sonho é chegar à F1, como meus ídolos Lewis Hamilton e Ayrton Senna. Queria muito o título brasileiro neste ano, esteve bem perto, mas o vice mostra que seguimos lutando forte pelo nosso sonho de ser campeão. Vou treinar com mais vontade ainda para buscar os próximos títulos”, diz Augustus, que obteve em seu primeiro ano de carreira a impressionante marca de 17 pódios em suas 20 primeiras corridas profissionais.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!