publicidade
09/08/2018 08:56

Campeonato Brasileiro de Karts Históricos é a atração do próximo sábado em Interlagos

Autor: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Gilmar Rose

A Associação Brasileira de Kart Histórico (ABKARTH), com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Federação Paulista de Automobilismo, realizará o Campeonato Brasileiro de Kart Histórico. A competição terá vez no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, no próximo sábado, dia 11 de agosto.

O evento, muito além de uma competição, é a celebração da história do kartismo no Brasil e um gesto de apoio ao Kartódromo de Interlagos. A ABKARTH está engajada no grupo 'Interlagos Hoje' na luta contra o PL 705, que prevê a privatização do complexo de Interlagos.

A 1ª corrida de karts no Brasil foi no distante 13 de agosto de 1960 e, por isso, em 2020 serão 60 anos de kart no Brasil. Ayrton Senna completaria 60 anos de idade em 2020. Com a apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal de São Paulo, desde 2015, por meio da lei nº 16.719, o segundo sábado de agosto é representado pelo Dia Municipal do Kart Histórico.

Os participantes da competição são colecionadores e, em sua maioria, amadores.

QUAL A DINÂMICA DA COMPETIÇÃO – Fazem parte do Brasileiro de Históricos as categorias H1 (karts fabricados entre 1956 e 1965 – advento dos Riomar Minis | deitados); H2 (karts fabricados entre 1966 e 1971 | advento dos karts com motor lateral); H3 (karts fabricados entre 1972 e 1981 | adventos dos superkarts e os de pneus largos de 6”); H4 (karts fabricados entre 1982 e 1990 | advento das carenagens (85) e regra dos 30 anos para certificação de originalidade via FBVA) e finalmente a Fast 90’s (karts fabricados entre 1991 e 1999 | advento dos motores refrigerados a água).

Serão realizadas ao todo seis corridas, sendo duas de karts históricos, no sistema de regularidade e uma no sistema de velocidade. Outras duas baterias serão da categoria Fast’90’s e, finalmente, duas provas para simples demonstrações dos karts com pneus estreitos pertencentes às categorias H1 e H2.

O sistema de regularidade ABKARTH é feito por meio da aferição da menor somatória dos tempos absolutos em relação à média dos tempos das voltas. É o piloto contra ele mesmo. A cronometragem utiliza o software Elite3 da Tag-Heuer Chronelec e foi adquirido com exclusividade pela ABKARTH.

NOMES IMPORTANTES DO ESPORTE JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA – O Brasileiro de Kart Histórico já é um verdadeiro sucesso antes mesmo de sua realização. O evento já tem presença confirmada dos três brasileiros campeões mundiais, sendo eles Augusto Ribas, Rubens Carrapatoso e Gastão Fraguas. Além deles vários ícones do esporte deverão passar por Interlagos, como Waltinho Travaglini, Carol Figueiredo, os irmãos Paulo e Durval Viscardi e Maneco Combacau.

Na pista estarão presentes mais de 12 pilotos com mais de 60 anos de idade, todos campeões em suas respectivas épocas. Além disso, na categoria Fast 90’s, está confirmada a presença de Danillo Ramalho, atual Campeão Brasileiro da Sênior A.

“Estamos muito felizes com a realização deste evento. A ABKARTH foi criada com o objetivo de manter viva a história de nosso esporte e, de forma sistemática, temos buscado isso. Queremos bater o recorde de inscritos da European Supercup, que neste ano será realizada em Genk, na Bélgica, no mês de setembro, e terá 42 inscritos. Nossa expectativa é de que tenhamos 47 pilotos na pista”, comentou Ronaldo Marques, presidente da ABKARTH.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.abkarth.org.br e no dia do evento, na secretaria de Kartódromo de Interlagos. Para participar os pilotos deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 500,00 (Quinhentos reais) e serem portadores de cédula da CBA para veículos históricos. Para quem não tiver este documento, a FASP estará no local emitindo-o, ao valor de R$ 100,00.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!