publicidade
18/04/2019 14:24

Kart Cup Brasil coloca Minas Gerais na rota dos grandes eventos de rental kart

Autor: Kartódromo de Betim


Foto: Divulgação

Fundado em 1997, o Kartódromo de Betim é um dos maiores de Minas Gerais e um dos mais importantes do país. Já a algumas temporadas vem realizando competições importantes no segmento de rental kart a nível nacional, como por exemplo as 500 Milhas de Betim, que acontece desde 2015, sempre no mês de agosto.  

Com nova administração desde o final do ano passado, o Kartódromo a cerca de 30km da capital Belo Horizonte, nos últimos meses passou por diversas mudanças, desde reformas físicas (nova recepção, novo espaço de boxes, nova lanchonete e área gourmet) até mudanças em seu funcionamento, tudo isso para atender melhor os pilotos. 

Além dos mais de 20 campeonatos de rental kart fixos em sua grade, voltou a receber após um hiato de 10 anos uma competição profissional, o Campeonato Mineiro. Além de tudo isso, uma grande novidade para a temporada 2019 é a realização da primeira edição de uma nova competição individual de kart amador, que já está dando o que falar em todo o país, o Kart Cup Brasil.  

Realizado nos dias 8 e 9 de junho, o Kart Cup foi criado para ser referência no Estado, a nível nacional, de competição de kart amador. São previstos 225 pilotos divididos em quatro categorias: leves (80kg), médios (95kg), pesados (110kg) e Novatos (95kg), esta última sendo uma categoria exclusiva para pilotos com comprovadamente pouca experiência no kartismo amador.

 O maior diferencial deste torneio para os outros que já são realizados Brasil afora é a adoção de tomada de tempo nas quatro séries classificatórias, juntamente com um traçado diferente para cada série. Apesar de o formato proposto parecer monopolizar as disputas, é justamente o contrário que a organização do torneio espera. 'A tomada de tempo torna as corridas mais justas e mais equilibradas, todos os pilotos disputarão posições com pessoas de seu nível o tempo todo. O fator sorte deverá ter menos peso, já que os pilotos costumam ficar à mercê do acaso quando são usados grids sorteados ou invertidos. Além disso, deverão acontecer menos incidentes durante as corridas, tudo isso vai contribuir para que os participantes tenham uma agradável experiência', afirma Alexandre Vieira, gestor do Kartódromo e organizador do Kart Cup Brasil. 

Outra iniciativa inédita é a realização de seletivas regionais, que são eventos independentes em parceria com outros seis kartódromos do país. Nelas, os pilotos participam de corridas comuns para marcar seus tempos de volta. No mês de maio, os 20 mais rápidos de cada regional serão convocados para as finais regionais. O campeão de cada regional ganhará sua vaga gratuitamente no Kart Cup Brasil, juntamente com hospedagem e passagens aéreas.

A iniciativa mostrou-se um sucesso e fez com que pilotos de todas as regiões do país se engajassem com o evento. As seletivas estão acontecendo nas cidades de Manaus, Goiânia, Brasília, Serra (ES), Itajubá (MG) e Valinhos (SP), além de uma própria seletiva local, em Betim.

As atividades não serão restritas à pista, haverá treinos na sexta-feira, juntamente com um torneio preliminar, um café da manhã no sábado antes do início das atividades, além da já tradicional resenha pós-corridas que os pilotos já estão acostumados. Tudo para que os pilotos se sintam à vontade no Kartódromo de Betim e já marquem na sua agenda a data do torneio do próximo ano. A organização do torneio valoriza bastante esses momentos, essa ligação entre os pilotos, e considera estas como sendo atividades pertencentes ao cronograma oficial do torneio.

Até o momento já são mais de 170 pilotos inscritos, de todas as regiões do país. Interessados devem acessar o site www.kartcupbrasil.com.br para garantir sua vaga.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!