publicidade
16/06/2020 15:05

Mychron ou Alfano?

Escrito por Thomás Becker
Thomás Becker é ex-piloto e atleta profissional, que atua como analista de dados pela T.I. Performance em diversas categorias. É também coach de pilotos e professor de análise de dados.

Hoje existem diversas tecnologias que podem ser usadas para coletar e analisar dados de metria (telemetria). As marcas mais conhecidas e utilizadas no kart brasileiro são a AIM, fabricante do Mychron 5, e a Alfano, fabricante do Alfano 6.

As duas empresas entregam produtos de ponta, com ótimos acabamentos e bastante funcionais, mesmo quando usados sem sensores externos ligados a eles. A grande diferença entre elas, são os programas que cada uma disponibiliza / recomenda para a análise de dados.

O programa que a AIM disponibiliza é gratuito e bastante completo. Se chama Race Studio Analisys. Ele oferece muitas ferramentas para uma análise profunda, com recursos visuais que facilitam o entendimento dos dados. No começo, é um programa que demanda um pouco de trabalho para organizar a maneira como as informações são dispostas para o usuário. Mas uma vez que este trabalho é feito, as opções ficam salvas e, sempre que o programa for aberto, as alterações feitas estarão lá.

O software também possibilita que sejam adicionados novos canais matemáticos. Com estes canais podemos criar maneiras diferentes de analisar os dados. Mas isto já requer um nível avançado do programa, assim como de matemática e física. Um nó na cabeça de usuários novos, mas um deleite para os engenheiros que muitas vezes precisam trabalhar sem sensores externos.

Já a Alfano recomenda um software para PC que é criado por uma terceira parte, o Off Camber Data. Este software requer uma assinatura anual e é mais simples e um pouco mais limitado do que o da sua principal concorrente. Porém, é mais fácil de usar desde o início. Este oferece uma ferramenta que permite ao usuário casar o traçado de cada volta à imagem de GPS. É uma ferramenta bastante interessante e está pronta dentro do programa. Além disto, a Alfano disponibiliza aplicativos para tablets e smartphones que são gratuitos. Estes aplicativos possibilitam uma boa análise básica dos dados, tendo como a praticidade como grande aliado.

Também é importante lembrar que é muito difícil fazer a comparação entre dados obtidos pelo Mychron com os dados do Alfano. Isto também é mais difícil e demorado. Analisar dados de apenas um piloto buscando maneiras que ele evolua, sem comparar os seus dados aos dados de outro piloto, demanda muito mais tempo e dedicação. A maneira mais comum de buscar pontos a serem melhorados é comparar os dados com os dados de outro piloto mais rápido, buscando os pontos onde um é mais rápido ou mais lento do que o outro e tentando entender o porquê.

Então é importante que possamos lembrar que na hora de comprar um equipamento também é valido ver qual é o mais difundido entre os pilotos da sua região ou dentro da categoria, para poder usar uma referência, quando necessário.

Vale a pena ressaltar que na hora de decidir entre um ou outro, devemos saber o que realmente estamos procurando em um Data Logger (painel). Se você é um engenheiro que trabalha para pilotos, provavelmente irá optar pelo programa que te dê maior liberdade para trabalhar com as informações. Agora se é piloto e não deseja ter um trabalho muito avançado e quer mais facilidade, existem estas opções que facilitam a sua vida.

Leia mais colunas do autor